O perfil da população brasileira está mudando. O Brasil, antes um país de jovens, vê atualmente crescer a proporção de habitantes de mais de 60 anos a um nível cada vez maior. Segundo o IBGE, os idosos representam 8,6% da população do país, refletindo um crescimento de 17% em dez anos.
Uma parte dessas pessoas passou, progressivamente, a procurar as clínicas de cirurgia plástica, em busca de procedimentos estéticos. De acordo com o cirurgião plástico Alberto Goldman, pessoas idosas cada vez mais buscam tratamentos cirúrgicos ou estéticos que levem a um rejuvenescimento seguro, com resultados naturais e o menor risco possível.
"Essas pessoas já criaram seus filhos, possuem uma situação econômica estável e procuram, por meio de pequenos procedimentos, uma melhora em sua auto-estima e qualidade de vida", observa. Segundo Goldman, com a expectativa de vida aumentando a cada ano, quem envelhece quer se sentir bem, harmonizando corpo e espírito.
Atualmente, os tratamentos mais solicitados são a plástica de pálpebras, cirurgia da face, rejuvenescimento das mãos, correção das rugas, sulcos, machas e diferentes tratamentos a laser. "Em geral, o grau de satisfação com os tratamentos é bem alto, e os pacientes se sentem mais seguros e confiantes", observa Goldman.
Outra vantagem da realização de um tratamento estético durante o envelhecimento é aproveitar a própria evolução da cirurgia plástica, dos recursos anestésicos e dos equipamentos como o laser, que possibilitam à "melhor idade" um acesso a procedimentos de rápida recuperação.
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|