O que é colite ulcerativa
A colite ulcerativa é uma doença que causa inflamação e feridas, chamadas úlceras, no revestimento do cólon e reto. A úlceras formam onde a inflamação matou as células que geralmente revestem o cólon, então sangra e há produção de pus.
A inflamação no cólon também faz com que ele se esvazie freqüentemente, causando diarréia.
Quando a inflamação ocorre no reto e parte inferior do cólon ela é chamada proctite ulcerativa. Se todo o cólon for afetado é chamada pancolite. Caso somente a parte esquerda do cólon seja afetada é chamada colite limitada ou distal.
Colite ulcerativa é uma doença inflamatória do intestino, um nome geral para doenças que causam inflamação no intestino e cólon.
Colite ulcerativa
pode ser de difícil diagnóstico,
pois os sintomas são similares a outras desordens intestinais e outro tipo de doença inflamatória do intestino chamada doença de Crohn.
Sintomas da colite ulcerativa
Os sintomas mais comuns de colite ulcerativa são dor abdominal e diarréia com sangue. O pacientes também pode ter os seguintes sintomas:
* Anemia.
* Fadiga.
* Perda de peso.
* Perda de apetite.
* Sangramento retal.
* Perda de fluidos corporais e nutrientes.
* Lesões na pele.
* Dor nas articulações.
* Crescimento prejudicado, especialmente em crianças.
Em torno de metade das pessoas diagnosticadas com colite ulcerativa tem sintomas leves. Outras sofrem de febre freqüente, diarréia com sangue, náusea e cólicas abdominais fortes. Colite ulcerativa também pode causar sintomas como artrite, inflamação do olho, doença no fígado, e osteoporose. Ainda não se sabe porque esses problemas ocorrem fora do cólon.
Causas da colite ulcerativa
Existem muitas teorias sobre as causas da colite ulcerativa. Pessoas com colite ulcerativa têm anormalidades no sistema imunológico, porém os médicos não sabem se essas são causa ou efeito. Acredita-se que o sistema imunológico reaja anormalmente às bactérias no trato digestivo. Colite ulcerativa não é causada por estresse emocional ou sensibilidade a certos alimentos, porém esses fatores podem engatilhar sintomas em algumas pessoas. O estresse de viver com colite ulcerativa também pode contribuir para piorar os sintomas.
|