Tratamento para colite ulcerativa
O tratamento para colite ulcerativa depende da gravidade da doença. Cada pessoa experimenta a colite ulcerativa de forma diferente, então o tratamento é ajustado para cada indivíduo.
Tratamento com medicamentos para colite ulcerativa
O objetivo do tratamento com remédios para colite ulcerativa é induzir e manter a recuperação, assim como melhorar a qualidade de vida do paciente. Vários medicamentos podem ser usados no tratamento da colite ulcerativa, como aminosalicilatos, imunomoduladores e corticosteróides para controlar a inflamação. Outros remédios podem ser usados para relaxar o paciente ou aliviar a dor, diarréia ou infecção. Algumas pessoas têm períodos nos quais os sintomas desaparecem por meses ou até anos. Porém, na maioria das pessoas com colite ulcerativa, os sintomas eventualmente retornam.
Hospitalização no tratamento da colite ulcerativa
Ocasionalmente os sintomas da colite ulcerativa são fortes o suficiente para requerer hospitalização.
Por exemplo, a pessoa pode ter sangramento severo, ou diarréia grave que causa desidratação. Em tais casos, o médico
tentará interromper a diarréia e perda de sangue, fluidos e sais minerais. O paciente poderá precisar de dita especial, alimentação intravenosa, medicação e algumas vezes cirurgia.
A cirurgia no tratamento de colite ulcerativa
Em torno de 25-40% dos pacientes com colite ulcerativa devem eventualmente ter o cólon removido (proctocolectomia) por causa de sangramento massivo, doença grave, ruptura do cólon ou risco de câncer. Algumas vezes o médico recomendará se o tratamento médico falhar ou se os seus efeitos colaterais ameaçarem a saúde do paciente.
Diagnóstico de colite ulcerativa
Muitos testes são usados para o diagnóstico de colite ulcerativa. O primeiro passo é geralmente um exame físico e histórico médico. Testes de sangue pode ser feitos para verificar se há anemia, a qual é um indicador de sangramento no cólon ou reto.
O teste de sangue também pode mostrar alta contagem de células brancas sanguíneas, o que é um sinal de inflamação em algum local do corpo.
Exame de fezes também pode revelar células brancas sanguíneas. Adicionalmente, exame de fezes permite ao médico detectar sangramento ou infecção no cólon ou reto causada por bactéria, vírus ou parasitas.
Colonoscopia e sigmoidoscopia são os métodos mais preciso para o diagnóstico de colite ulcerativa. Para ambos os testes o médico insere um endoscópio pelo ânus para ver dentro do cólon e reto. Durante o exame o médico também pode fazer uma biópsia, a qual envolve pegar amostra de tecido do revestimento do cólon para exame sob microscópio. Algumas vezes raio-x, ou tomografia computadorizada são usados no diagnóstico de colite ulcerativa e suas complicações.
|