Um coma induzido por barbitúricos é uma coma temporário (profundo estado de inconsciência) provocado por ma dose controlada de barbitúricos, geralmente pentobarbital ou tiopental.
Coma induzido por barbitúricos é usado para proteger o cérebro durante neurocirurgia importante e como última linha de tratamento em certos casos de e status epilepticus (condição na qual o cérebro está em persistente convulsão) que não respondem a outros tratamentos.
Barbitúricos reduzem a taxa metabólica do tecido cerebral, assim como o fluxo de sangue cerebral. Com essas reduções os vasos sanguíneos no cérebro estreitam, diminuindo a quantidade de volume ocupado pelo cérebro e desta forma aliviando a pressão intracranial. O resultado esperado é que, com o alívio do inchaço, a pressão diminua e os danos ao cérebro sejam revertidos.
Apesar de vários estudos darem suporte à essa teoria, mostrando diminuição na mortalidade, existem controvérsias sobre os benefícios de usar barbitúricos para controlar a hipertensão intracranial.
Alguns estudos tem mostrado que o coma induzido por barbitúricos pode reduzir a hipertensão intracranial, mas não necessariamente previne dano cerebral. Além disso, a redução da pressão intracranial pode não ser sustentada.
Quando barbitúricos são dados a pacientes com lesão cerebral para coma induzido, eles reduzem a atividade elétrica do cérebro, o que em teoria reduziria a demanda metabólica e por oxigênio. À medida que há melhora no estado geral do paciente, os barbitúricos são retirados gradualmente e a pessoa recobra consciência.
|