Como engravidar

Quarto de bebê - NIH

Como descobrir quais são os dias mais férteis nos quais há maior probabilidade de engravidar? Como descobrir se você ou seu parceiro tem problemas de fertilidade que a impedem de engravidar? Esse artigo descreve como engravidar através de métodos para descobrir os dias mais férteis e dá orientações que podem indicar se a pessoa tem problema de infertilidade.

Como engravidar através do conhecimento dos dias férteis

Conhecer o ciclo menstrual e mudanças no organismo que ocorrem, pode ser a chave para ajudar a engravidar. Durante o ciclo menstrual, que dura em média de 28 dias, existem duas partes: antes da ovulação e após a ovulação. O dia 1 do ciclo menstrual é aquele no qual inicia a menstruação. Lá pelo dia 14, em um ciclo menstrual de 28 dias, hormônios fazem o ovo ser liberado em um processo conhecido como ovulação. O ovo desce através do tubo de falópio até o útero. Se um espermatozóide encontrar lá o ovo, ele se ligará no revestimento do útero e a mulher ficará grávida.

PUBLICIDADE

A primeira parte do ciclo menstrual difere em cada mulher, e pode até ser diferente na mesma mulher de mês para mês, variando de 13 a 20 dias. Essa é a parte mais importante do ciclo menstrual para se conhecer a fim de engravidar, uma vez que é quando ocorre a ovulação e gravidez. Depois da ovulação, todas a mulheres terão 14 a 16 dias até o fim do ciclo menstrual, a menos que tenham algum problema de saúde que afete isso.

Conhecer os dias mais férteis é muito importante para conseguir engravidar. Existem três métodos para encontrar os dias mais férteis:
* Método da temperatura basal.
* Método da tabelinha.
* Método do muco cervical.

Como engravidar com o método da temperatura basal

A temperatura basal é aquela quando a pessoa está em repouso logo depois que acorda pela manhã. Com a ovulação a temperatura basal da mulher aumenta um pouco. Então, registrar diariamente a temperatura basal por vários meses pode ajudar a identificar os dias mais férteis. 

PUBLICIDADE

A temperatura basal varia um pouco de mulher para mulher, porém costuma ficar entre 35,5 e 36,5 graus oralmente antes da ovulação. Depois da ovulação a mulher costuma ficar com temperatura basal oral entre 36 e 37 graus. Para detectar essa variação sutil na temperatura é necessário um termômetro de temperatura basal, o qual é bastante preciso. Os dias nos quais há maior probabilidade de engravidar são 2 a 3 dias antes da temperatura atingir o nível mais elevado (ovulação) e 12 a 24 horas depois disso. Para maior precisão nesse método a temperatura deve ser tirada mais ou menos no mesmo horário, lodo depois de acordar, antes de fazer qualquer coisa. É preciso saber também que há fatores que alteram a temperatura basal, como beber álcool ou fumar na noite anterior, dormir mal e ter febre.

Como engravidar com o método da tabelinha

O método da tabelinha envolve manter registro escrito de cada ciclo menstrual. Nesse método é preciso descobrir o período menstrual mais longo e o mais curto registrando sua duração por 8 a 12 meses. Para descobrir que dia começa o período fértil, pegue o ciclo menstrual mais curto e subtraia 18. O final o período fértil é encontrado pegando o ciclo mais longo e subtraindo 11. Por exemplo, uma mulher com o ciclo mais curto de 24 dias e o mais longo de 30 dias, o período fértil começaria no dia 6 do ciclo menstrual (24-18) e terminaria no dia 19 (30-11).

Como engravidar com o método do muco cervical

Nesse método deve-se conhecer as mudanças no muco cervical através do mês. Logo depois da menstruação há um período de alguns dias sem muco cervical. À medida que o ovo começa a amadurecer aumenta a quantidade de muco na vagina, o qual fica de cor branca ou amarelada e é opaco e pegajoso. A maior quantidade de muco ocorre logo antes de ovulação e ele fica claro e escorregadio como clara de ovo. É aí que a mulher tem maior probabilidade de engravidar. Em trono de quatro dias depois o muco altera novamente, ficando em menor quantidade, opaco e pegajoso. 

Problemas para engravidar e infertilidade

Não é incomum ter problemas para engravidar ou experimentar infertilidade. Engravidar é o resultado de uma cadeia de eventos:
* A mulher deve liberar um ovo dos ovários.
* O ovo deve viajar através do tubo de falópio até o útero.
* O esperma deve fertilizar o ovo.
* O ovo fertilizado deve se grudar à parede do útero.
Embora tudo isso possa parecer simples, há muitas coisas que podem acontecer para impedir a gravidez.

Idade e problemas para engravidar

Quanto mais velha a pessoa fica, mais difícil é para engravidar. A mulher geralmente tem alguma diminuição na fertilidade depois dos 30 anos de idade. E, embora muitas mulheres na casa dos 30 e 40 anos não encontram problemas para engravidar, a fertilidade declina especialmente depois dos 35 anos de idade.

Problemas de saúde que dificultam ou impedem a gravidez

Casais podem ter dificuldade para engravidar decorrente de problemas de saúde, sejam na mulher ou no homem. Problemas comuns nos órgãos reprodutivos da mulher - como fibrose uterina, endometriose e doença inflamatória pélvica - podem piorar com a idade e afetar a fertilidade. Essas condições médicas podem causar bloqueio nos tubos de falópio, de modo que o ovo não consegue viajar até o útero.

Algumas pessoas têm doenças ou condições médicas que afetam os níveis hormonais, as quais causam infertilidade em mulheres, e impotência e infertilidade em homens. Síndrome do ovário policístico é uma dessas condições hormonais que afetam muitas mulheres, e é a causa mais comum de anovulação, na qual a mulher não ovula ou ovula raramente. Outra condição hormonal que causa infertilidade é quando a mulher tem defeito da fase lútea, que é aquele período entre a ovulação e começo do novo ciclo menstrual. O defeito da fase lútea é a falha no revestimento uterino ficar totalmente preparado para que o ovo fertilizado seja implantado.

Certas escolhas de estilo de vida também têm efeito negativo na fertilidade da mulher, como: fumar, beber álcool, ter peso muito superior ou muito inferior ao ideal, fazer quantidade exagerada de exercícios extenuantes, ou ter algum transtorno alimentar.

Já alguns homens conseguem se manter férteis depois dos 70 anos de idade. Porém, à medida que o homem envelhece, ele pode ter problemas com a forma e movimentação do esperma, e um risco levemente maior de espermas com defeitos genéticos. Álcool e drogas podem reduzir temporariamente a qualidade do esperma. Homens também podem ter problemas de saúde que afetam a função sexual e reprodutiva, as quais incluem doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, cirurgia da próstata, e problema ou lesão no testículo.

Se você ou seu parceiro tem problema sexual ou de fertilidade, não espere para procurar ajuda médica. 

Saiba mais:
Problemas de fertilidade e como aumentar as chances de engravidar
Dieta da Fertilidade
Inseminação Artificial
Fertilização in vitro - Bebê de proveta
Fertilidade Feminina
Fertilidade e infertilidade - Tratamentos e causas
Tratamento da infertilidade - Reprodução assistida, testes, remédios e cirurgia
Endometriose - O que é, sintomas
Endometriose - Gravidez, tratamento, tem cura?
Infertilidade feminina - Causas, diagnóstico e tratamento
Infertilidade
Espera mais longa para gravidez em casais obesos
Anovulação
Teste de gravidez caseiro de farmácia funciona?
Ovulação - Teste de gravidez caseiro de urina
Beta hcg
Ovulação - Sintomas
Sintomas de gravidez
Temperatura basal - Método para engravidar
Dicas para engravidar
Período fértil e ciclo menstrual
Ciclo menstrual, menstruação irregular e período fértil
Tabelinha - Método anticoncepcional ou para engravidar
Zinco e Fertilidade
Calculadora da Ovulação e Tabela dos Dias Férteis
Período infértil
Tabelinha período fértil - Calculadora da ovulação e dias férteis
Período fértil feminino para engravidar - Como saber e calcular


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: Womenshealth.gov

VoltarVoltar a mulher corredora