Para um bom programa de condicionamennto físico recomenda-se exercitar por em torno de 60 minutos diariamente. Pode-se combinar atividades físicas para incluir exercícios moderados como andar de bicicleta e mais intensos como corrida.
É bastante provável que os exercícios das aulas de educação física na escola não sejam suficientes para atingir o total necessário para com condicionamento físico. Por isso é muito importante que adolescente pratiquem atividades físicas como parte regular do seu estilo de
vida.
Que tipos de exercícios o corpo precisa para
um programa de condicionamento físico
Em geral o programa de exercícios físicos precisam fazer duas coisas: elevar a freqüência cardíaca e mover os músculos do corpo. Ao buscar por condicionamento físico o programa de exercícios precisa incluir algo para cada uma dessas áreas básicas de condicionamento:
* Resistência cardio-respiratória.
* Força muscular.
* Resistência muscular.
* Alongamentos e Flexibilidade.
Resistência cardio-respiratória
A resistência cardio-respiratória é a mesma coisa que resistência aeróbica. Ela é a capacidade de exercitar continuamente o coração e pulmões por certo período de tempo. Quando a pessoa se exercita, seu coração bate mais rápido mandando mais oxigênio para o corpo. Se a pessoa não tiver bom condicionamento o coração e pulmões devem trabalhar mais pesado durante o exercício. Corrida de longa distância e natação são exemplos de atividades físicas que ajudam o coração e pulmões a trabalhar melhor.
Força muscular
A força muscular é a capacidade de mover um músculo contra resistência. Para ficar mais forte é preciso puxar ou empurrar contra resistência, como seu próprio peso, equipamentos de musculação ou pesos livres. Exercício físico regular mantém os músculos fortes e torna mais fácil desempenhar atividades físicas no dia a dia.
Resistência muscular
A resistência muscular é a capacidade de um músculo, ou grupo muscular, manter empurrando contra resistência por longo período de tempo. Exercícios aeróbicos também ajudam a melhorar a resistência muscular. Atividades como corrida melhoram a freqüência cardíaca e tornam o músculo cardíaco mas forte.
Alongamento e flexibilidade
A flexibilidade é a capacidade de mover as articulações e músculos na máxima amplitude que eles podem. Ter boa flexibilidade ajuda a prevenir lesões como estiramentos musculares. Por isso aquecimento e alongamento antes de exercícios físicos são importantes.
|