Por que controlar seu colesterol?

Pessoa controlando o colesterol através dos alimentos - NIH

Você tem escutado que deve abaixar seu colesterol, mas não sabe por quê? Algumas vezes tendemos a ignorar conselhos quando não entendemos as razões. Por isso é importante saber o que é o colesterol, o que ele faz no seu corpo, e por que você precisa certificar-se que não tem níveis muito elevados no sangue. 

Colesterol é uma substância que seu organismo precisa para funcionar normalmente. Ele é usado nas membranas que envolvem as células do corpo. Você também usa colesterol para fabricar substâncias importantes como hormônios, vitamina D e ácidos que ajudam a digerir gordura.

“Colesterol tem vários usos no organismo que são muito importantes”, diz Dr. James Cleeman, coordenador no Programa Nacional de Educação sobre Colesterol do NIH (National Institutes of Health), “porém o corpo fabrica tudo o que precisa e não há necessidade de obtermos mais colesterol através da comida”. 

PUBLICIDADE

De fato, quando o nível de colesterol no sangue fica muito alto, pode começar a causar problemas. Quanto mais elevado o nível de colesterol no sangue, maiores serão os riscos para doenças cardiovasculares, a causa mais importante de morte entre norte-americanos.

Qual é a conexão? Há duas formas de colesterol no sangue: LDL e HDL. Quando há muito colesterol na corrente sanguínea, o LDL pode se acumular na parede das artérias. Junto com gorduras como triglicerídeos e outras coisas na corrente sanguínea, o colesterol LDL forma uma placa que gruda na parede da artéria e pode começar a bloquear o fluxo sanguíneo, um processo chamado aterosclerose. O problema fica ainda pior se a placa romper e formar coágulo sanguíneo, o qual pode bloquear uma artéria.

“Onde o colesterol LDL ocasiona maiores danos”, diz Dr. James Cleeman, “é nas paredes das artérias coronárias, que levam sangue ao coração”.

É por isso que níveis altos de colesterol LDL elevam o risco para doenças cardiovasculares. Como qualquer músculo, o coração precisa de suprimento constante de oxigênio e nutrientes, os quais são fornecidos pelo sangue através das artérias coronárias. Quando essas artérias ficam estreitadas ou entupidas por placa, o resultado é doença das artérias coronárias. Se o suprimento de sangue para o coração for completamente bloqueado, o resultado é um ataque cardíaco.

PUBLICIDADE

O colesterol HDL parece ter o efeito oposto ao LDL. Altos níveis de HDL estão associados a menor risco de doenças cardiovasculares.

Como controlar seu colesterol

Alguns fatores que afetam seu nível de colesterol estão fora do seu controle. À media que envelhece, por exemplo, o nível de colesterol no seu sangue naturalmente aumenta. Antes da menopausa, as mulhertes têm um nível de colesterol total menor do que homnes na mesma idade. Porém, depois da menopausa, os níveis de colesterol LDL das mulheres tende a elevar. Colesterol alto também tem influência hereditária. Seus genes afetam a velocidade que fabrica e remove colesterol do sangue.

Porém, há fatores que afetam o colesterol que você pode controlar. “Os dados de estudos clínicos são conclusivos de que baixar o colesterol LDL reduz o risco para doenças cardiovasculares”, diz Dr. Cleeman. “Isso é verdade tanto para os que têm colesterol alto, quanto para os que têm níveis médios de colesterol”.

Como você sabe se os seus níveis de colesterol estão bons? Em geral, quanto maior for seu risco para doenças cardiovasculares, menor deve ser o seu nível de colesterol LDL. Dr. Cleeman diz: “Seu objetivo é individualizar seu risco para um ataque cardíaco. O nível ideal de colesterol dependerá dos seus fatores de risco”.

Uma pessoa com nível de colesterol maior do que sua meta da LDL deve seguir um programa para mudanças de estilo de vida. Esse programa envolve mudar a alimentação, praticar mais atividade física e controlar o peso.

Primeiro a alimentação. Gorduras saturadas elevam seu colesterol LDL mais do que qualquer outra coisa na alimentação. Ela é encontrada principalmente em carnes e laticínios integrais como leite, queijo e manteiga. Outro tipo de gordura chamada trans eleva o colesterol de forma similar, mas é muito menos comum na alimentação normal. Colesterol nos alimentos também eleva seus níveis de colesterol, mas seu efeito não é tão forte quanto as gorduras saturadas e trans. As quantidades de colesterol, gordura saturada e trans estão listadas nos rótulos dos alimentos.

Alimentos com fibras solúveis - como grãos integrais, frutas e feijões - ajudam a abaixar o nível de colesterol no sangue. 

Excesso de peso pode elevar seu nível de colesterol LDL. “Tecido gorduroso não é inerte, ele é quimicamente ativo e produz muitos tipos de alterações”, diz Dr. Cleeman. Uma dessa alterações é elevar os níveis de colesterol LDL. Perder peso pode ajudar a abaixar os níveis de colesterol total e do LDL, assim como elevar seu HDL e diminuir os triglicerídeos.

Praticar atividade física regularmente pode ajudar você a controlar seu peso, abaixar o colesterol LDL e elevar o HDL. Você deve tentar praticar atividades físicas pelo menos 30 minutos por dia.

Se as mudanças no estilo de vida não abaixarem suficientemente seu colesterol LDL, medicamentos podem ajudar. “Os medicamentos devem ser adicionados às mudanças no estilo de vida, e não as substituir”, diz Dr. Cleeman. As mudanças no estilo de vida podem trazer benefícios que os medicamentos não conseguem. Embora ambos possam abaixar o LDL, melhoras no estilo de vida também podem abaixar a pressão arterial e outros fatores de riscos.

A NIH recomenda que todos com mais de 20 anos tenham o colesterol medido pelo menos a cada 5 anos. Seu médico o pode orientar sobre que medidas são necessárias para melhorar sua alimentação, perder peso e praticar mais atividades físicas para abaixar seu colesterol e permanecer saudável.

Saiba mais:
Como controlar o colesterol
Tipos de colesterol
Colesterol e problemas de saúde
Dieta para baixar o colesterol
Colesterol alto e doença cardíaca
Tratamento do colesterol alto
Colesterol do Sangue - Dicas de Como Reduzir os Níveis
Aveia e colesterol sanguíneo
Colesterol - O que é
Colesterol e câncer de próstata
LDL - Mau colesterol ou ruim
Colesterol LDL - Como baixar
HDL - Bom Colesterol
Corrida aumenta o bom colesterol
Colesterol alto - Diagnóstico
Colesterol alto - Sintomas e causas
Sintomas e Diagnóstico do Colesterol Alto
Colesterol alto
Triglicerídeos e colesterol total
Colesterol alto e dieta
Alto colesterol
Colesterol VLDL
Hipertensão, colesterol, doenças cardiovasculares
Gorduras na alimentação: as saudáveis e as ruins
Mudanças no estilo de vida, da saúde à doença


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2015 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH – National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases