Coração de Mãe

Rotina estressante e preocupações são os problemas mais comuns que atingem o coração das mães. Gestantes estão sujeitas a hipertensão, diabetes e colesterol

Coração de mãe precisa estar preparado para emoções fortes e um estado de alerta praticamente permanente. A responsabilidade sobre os filhos, somada à atual rotina de trabalho exige cuidados daquelas que são mães, profissionais e comandantes da casa. Por isso, uma atenção especial no dia-a-dia pode ser determinante para reduzir os riscos de qualquer problema cardiovascular a que elas estão suscetíveis.

Segundo o cardiologista Everton Dombeck, do Hospital Cardiológico Costantini, em Curitiba, é comum que as preocupações de mãe colaborem com o aparecimento de problemas cardíacos nas mulheres. Os motivos mais freqüentes são estresse, preocupações com a violência, com a falta de perspectiva futura ou de oportunidades para os filhos, e principalmente a drogadição e o alcoolismo por parte dos filhos. “Muitas mães chegam ao consultório com um quadro de somatização de todos esses problemas e responsabilidades, que acaba sendo o principal motivo para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares ou para a potencialização dos fatores de risco para essas doenças, como a hipertensão”, conta o médico. 

Para o especialista, uma educação equilibrada, com hábitos saudáveis, regras, direitos e deveres para as crianças, é uma das formas de prevenção contra possíveis problemas. “A mãe precisa avaliar suas prioridades e estar sempre presente na rotina e na educação dos filhos, desde pequenos. A mãe ansiosa terá filhos ansiosos, e assim por diante”, diz Dombeck. “Os problemas sempre vão existir, a diferença está em saber administrá-los e priorizar as situações. Isso pode melhorar e proteger muito a saúde das mamães, ressalta o médico. 

A dica é que não esqueçam de cuidar de si, mantendo uma rotina de exercícios físicos, alimentação saudável, exames preventivos, tanto ginecológicos quanto cardíacos, e dizer não ao tabagismo e ao alcoolismo. 

O coração das futuras mamães

Gestantes também estão suscetíveis a problemas cardíacos ou fatores que levam a esta doença. Um deles é a hipertensão arterial, que em alguns casos, ocorre apenas durante a gestação. O cardiologista Everton Dombeck diz que a explicação está na retenção de líquidos que acontece neste período, provocando o inchaço e conseqüente aumento da Métodos de medida da pressão arterial
pressão arterial. Ficar longos períodos sentada ou em pé pode contribuir para o agravamento do inchaço. Além disso, as alterações hormonais, que modificam e influenciam a fisiologia da mulher, podem contribuir para o aumento da pressão. O estresse também é um dos fatores de risco que deve ser evitado. 

O estado extremo da hipertensão na gravidez, a chamada eclâmpsia ou pré-eclâmpsia, pode ser fatal durante a gestação. Por isso, explica o especialista, a importância do acompanhamento pré-natal: “Serve não só para verificar o desenvolvimento do feto, mas também todo o comportamento fisiológico da mãe, controlando o peso, a pressão arterial, entre outros pontos importantes”, diz. 

Outra doença ligada ao sistema cardiovascular comum na gravidez é o diabetes gestacional, uma alteração no metabolismo dos açúcares no corpo. “Ela pode provocar a descompensação no metabolismo das gorduras, ou seja, o colesterol elevado”, alerta o médico. 

Dombeck explica que o essencial para as futuras mamães é seguir uma dieta alimentar saudável, controlando o peso fazendo o exame pré-natal. Já para as mulheres que tinham hipertensão antes da gravidez, ou apresentavam outras doenças cardiovasculares, como arritmias, o acompanhamento com o cardiologista deve ser ainda mais rígido.

PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados:
Pressão alta e corrida - Hipertenso pode correr?
Hipertensão e exercícios físicos
Síndrome de Down
Atividade Física e Síndrome de Down
Síndrome de Down e Atividade Física - Parte II
Síndrome de Down e Atividade Física - Parte III - dados e os fatos
Síndrome de Down e Atividade Física - Parte IV
Diabetes gestacional - Diagnóstico, dieta, tratamento
Pré-natal - Exames pré-natais
Pré-natal - Exames, acompanhamento e cuidados pré-natais
Pré-eclampsia e eclampsia - Pressão alta na gravidez - Sintomas, tratamento
Gravidez de alto risco
Sintomas de gravidez
Menopausa - Sintomas
Câncer de ovário - Sintomas e tratamento de tumores malignos nos ovários
Histerectomia total, parcial e radical
Menopausa precoce
Menopausa
Idade da menopausa
Anovulação
Teste de gravidez caseiro de farmácia funciona?
Ovulação - Teste de gravidez caseiro de urina
Beta hcg
Ovulação - Sintomas
Deficiência mental e Síndrome do X frágil
Gravidez ectópica e tubária
Exercícios físicos e atividade física na gravidez
Anencefalia
Icterícia em bebês recém-nascidos
Síndrome de Menkes
Distrofia muscular de Duchenne - O que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento
Síndrome do X frágil - O que é, sintomas, tratamento
Fenilcetonúria - O que é, sintomas, tratamento, dieta
Síndrome de Rett - Causa, sintomas, tratamento
Síndrome de Prader-Willi - O que é, sintomas, tratamento
Defeitos do tubo neural - Espinha bífida e anencefalia
Persistência do canal arterial - O que é, causas, sintomas, tratamento
Defeito cardíaco congênito - Sintomas e tratamento
Defeitos cardíacos congênitos - O que são, tipos
Defeitos de Nascença - O que são, chances de ter
Defeitos de Nascença - Genética, consumo de álcool, drogas e cigarro

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Mais na web:
Coração de Mulher

Créditos:
Hospital Cardiológico Costantini
Assessoria de imprensa
Literal Link Comunicação Integrada
Ana Paula Rodrigues/ Isabela França
41 3015 2222
anapaula@literallink.com.br
www.literallink.com.br
_____________________________
Ana Paula Rodrigues
Assessora de Imprensa
41 3015-2222 / 41 9932-9217
anapaula@literallink.com.br

VoltarVoltar a mulher corredora voltarVoltar a Saúde Geral