Tomar atitudes para prevenir os fatores de risco pode ajudar na prevenção ou postergação da doença arterial periférica e suas complicações.
É importante conhecer o seu histórico familiar de problemas relacionados à doença arterial periférica. Se alguém na sua família tem essa doença, é aconselhável procurar um médico.
Caso fume, largue o cigarro. O fumo é o fator de risco mais importante para doença arterial periférica. Seu risco para doença arterial periférica aumenta quatro vezes
se fuma ou já foi fumante. Converse com seu médico sobre programas e produtos que podem ajudar a parar de fumar.
Para prevenção de doença arterial periférica também é importante um plano alimentar saudável que tenha pouca
gordura total, gordura saturada, gordura trans, colesterol e sal (sódio). Coma mais frutas, vegetais, e laticínios com pouca gordura. Se você está obeso ou com sobrepeso, trabalhe com seu médico na elaboração de um plano de emagrecimento.
Pratique atividade física regularmente. Atividade física regular pode melhorar seu condicionamento físico e saúde. Converse com seu médico sobre atividades físicas que são seguras para você.
Essas mudanças de estilo de vida podem reduzir o risco de doença arterial periférica e ajudar a prevenir e controlar condições que podem levar a essa doença, como diabetes, pressão alta, colesterol sanguíneo alto, doença cardíaca e derrame.
|