O que é diabetes tipo 1
A diabetes tipo 1 é uma doença causada pela falta insulina decorrente da destruição de células beta produtoras de insulina no pâncreas.
Na diabetes tipo 1, uma doença autoimune, o sistema imunológico do corpo ataque e destrói as células beta. Normalmente o sistema imunológico protege o corpo de infecções identificando e destruindo bactérias, vírus e outras substâncias externas potencialmente perigosas. Porém, em
doenças
autoimunes, o sistema imunológico ataca as próprias células do corpo. Na diabetes tipo 1, a destruição das células beta pode levar vários anos, porém os
sintomas da doença geralmente se desenvolvem em um curto período de tempo.
Diabetes tipo 1 tipicamente ocorre em crianças e adultos jovens, embora possa aparecer em qualquer idade. No passado, diabetes tipo 1 era chamada de diabetes juvenil ou diabetes mellitus dependente de insulina.
Diabetes autoimune latente
A diabetes autoimune latente em adultos pode ser um desenvolvimento lento da diabetes tipo 1. O diagnóstico geralmente ocorre depois dos 30 anos de idade. Na diabetes autoimune latente, um tipo de diabetes 1, o sistema imunológico do corpo destrói as células beta. No momento do diagnóstico, pessoas com diabetes autoimune latente podem ainda produzir insulina, mas eventualmente precisarão de insulina externa para controlar os níveis de
glicose no sangue.
Causas da diabetes tipo 1
Susceptibilidade genética
A
genética desempenha uma parte importante na determinação de quem provavelmente desenvolverá diabetes tipo 1. Os genes carregam instruções para fabricação de proteína necessárias para o funcionamento das células do corpo. Acredita-se que os genes, assim como as interações entre eles, influenciam a susceptibilidade ou proteção para diabetes tipo 1.
Testes genéticos podem revelar genes relacionados à diabetes. Porém, a maioria dos testes genéticos é realizada em instalações de pesquisa
e não são disponíveis à população em geral. Cientistas estão estudando como os resultados de testes genéticos podem ser usados para melhorar e prevenção e tratamento da diabetes tipo 1.
Destruição autoimune das células beta
Na diabetes tipo 1, células T do sistema imunológico atacam e destoem as células beta. O processo começa bem antes dos sintomas da diabetes aparecerem e continuam depois do diagnóstico.
Frequentemente a diabetes tipo 1 não é diagnosticada até que a maioria das células beta já tenha sido destruída. Nesse ponto, uma pessoa precisará de tratamento diário com insulina para sobreviver. Encontrar formas de modificar ou interromper esse processo autoimune e preservar as células beta é o objetivo principal da pesquisa científica atual.
Pesquisas recentes sugerem que a própria insulina possa ser o gatilho para o ataque autoimune às células beta. O sistema imunológico de pessoas susceptíveis a desenvolver diabetes tipo 1 respondem à insulina como se ela fosse uma substância externa, ou antígeno. Para combater antígenos, o corpo fabrica proteínas chamadas anticorpos. Esses anticorpos para insulina são encontrados em pessoas com diabetes tipo 1.
Fatores ambientais
Fatores ambientais - como alimentação, vírus e toxinas - podem desempenhar papel no desenvolvimento da diabetes tipo 1. Porém, a exara natureza desse papel ainda não foi determinada. Algumas teorias sugerem que fatores ambientais acionam a destruição autoimune das células beta em pessoas com susceptibilidade genética à diabetes.
Vírus e infecções. Um vírus não pode causar diabetes por si só, mas pessoas são algumas vezes diagnosticadas com diabetes depois ou durante uma infecção viral. Isso sugere uma ligação entre algumas infecções virais e diabetes.
Cientistas têm descrito várias formas como alguns vírus podem danificar ou destruir células beta, ou possivelmente acionar uma resposta autoimune em pessoas susceptíveis. Por exemplo,
citomegalovírus tem sido associado com dano significativo às células beta. Os cientistas estão tentando identificar uma vírus que possa causar diabetes tipo 1.
Alimentação infantil. Alguns estudos sugerem que fatores alimentares podem elevar ou diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 1. Por exemplo, bebês que mamam no peito e que recebem suplementos de
vitamina D podem ter o risco reduzido para diabetes tipo 1. Por outro lado, ingestão precoce de
leite de vaca poderia elevar o risco. Mais pesquisas são necessárias para esclarecer como a nutrição infantil afeta o risco de desenvolver diabetes tipo 1.
Saiba
mais:
Diabetes tipo
1 - Alternativa de tratamento
Diabetes tipo 1, 2 e gestacional
Açúcar
para diabéticos
Diabetes x Exercício Físico - Benefícios da prática de exercícios ao diabético
Resistência à insulina e pré-diabetes
Diabetes mellitus tipo 2
Creatina e absorção
de glicose
Comidas para diabéticos - Plano alimentar para diabetes
Dieta para diabetes - Alimentos e diabéticos
Glicose no sangue
Hipoglicemia
Diabetes - Sintomas e diagnóstico
Diabetes - Tratamento
Diabetes - Prevenção
Diabetes - Fatores de risco
Diabetes e pré-diabetes - O que é, sinais, tipos
Diabetes e doenças cardíacas
Diabetes
Exercícios Físicos e Diabetes
Mantendo a forma com diabetes - Exercícios físicos para diabéticos
Viver bem com diabetes
Diabete Infantil e Alimentação
Diabetes gestacional - Diagnóstico, dieta, tratamento
Victoza (liraglutida) - Efeitos colaterais
Cuidados com os pés de pessoas com diabetes
Causas da diabetes tipo 2
Diabetes tipo 2: Como prevenir
|