O que é diabetes gestacional
A diabetes gestacional é um tipo que somente mulheres grávidas têm. Se a mulher tiver
diabetes durante a
gravidez, e nunca teve esse problema anteriormente, então isso é classificado como diabetes gestacional.
Normalmente o estômago e intestinos digerem o carboidrato dos alimentos transformando em
açúcar, também chamado de glicose. A
glicose é a principal fonte de energia do corpo. Depois da digestão, a glicose move para dentro do organismo e provê
energia.
Para ter a glicose para fora do sangue e dentro das células, o pâncreas fabrica um hormônio chamado insulina. Se a pessoa tem diabetes o corpo ou não fabrica insulina suficiente, ou as células não conseguem
utilizá-la como deveriam. Ao invés disso, pessoas com diabetes têm acúmulo de glicose no sangue. Diabetes gestacional ocorre em torno de 5% de todas as gravidezes.
Diagnóstico da diabetes gestacional
Para diagnóstico, o médico pedirá testes para a maioria das mulheres que têm risco médio para diabetes entre as semanas 24 e 28 de gravidez. Se o risco da mulher for acima da média, o médico pode pedir exames mais cedo, possivelmente assim que souber que existe gravidez.
Diabetes gestacional afeta o bebê?
A maioria das mulheres com diabetes gestacional tem bebês saudáveis, especialmente quando controlam o açúcar no sangue, se alimentam
com alimentação
saudável, praticam exercício
físico, e mantêm peso
saudável.
Porém, em alguns casos, a diabetes gestacional pode afetar a gravidez e o bebê. Alguns riscos potenciais incluem:
* O bebê nascer maior do que o normal, isso é chamado macrossomia. Um bebê grande pode precisar de parto por cesariana, ao invés de normal.
* O açúcar no sangue do bebê é muito baixo, isso é chamado hipoglicemia. Começar a amamentar imediatamente pode ajudar a dar mais glicose ao bebê, o qual também pode precisar de glicose intravenosa.
* A pele do bebê fica amarelada e a parte branca dos olhos muda de cor, isso é chamado
icterícia, que é facilmente tratável.
* O bebê pode ter problemas para respirar e necessitar de oxigênio ou outra ajuda, uma condição chamada síndrome da angústia respiratória do recém-nascido.
* O bebê pode ter níveis baixos de minerais no sangue. Esse problema pode causar espasmos ou câimbras musculares, mas pode ser tratado dando ao bebê minerais extras.
Tratamento da diabetes gestacional
Muitas mulheres com diabetes gestacional têm gravidez saudável e bebês normais porque seguem o tratamento dado pelo médico.
Cada mulher dever ter um plano específico de tratamento elaborado para suas necessidades, mas há algumas formas gerais de manter a saúde com diabetes gestacional:
* Deve-se conhecer o nível de açúcar no sangue e mantê-lo sob controle. Ao testar quanto açúcar há no sangue é mais fácil mantê-lo na faixa saudável. As mulheres geralmente precisam testar uma gota de sangue várias vezes por dia para controlar os níveis de açúcar.
* Comer uma dieta
saudável. Um nutrólogo pode fazer um plano de dieta para a mulher com diabetes gestacional. Geralmente controlar a ingestão de carboidratos é uma parte importante da dieta para mulher com diabetes gestacional.
* Ter atividade física moderada
regularmente. Exercício físico pode controlar os níveis de açúcar no sangue. O médico pode orientar sobre que atividades físicas e em que quantidades são ideais para a mulher com diabetes gestacional.
* Manter um peso saudável. A quantidade de ganho de peso que é saudável para mulher grávida depende de quanto ela pesava antes de gravidez. É importante acompanhar tanto o ganho de peso geral quando a taxa semanal de ganho.
* Manter registro da dieta, atividade física e nível de glicose. A mulher com diabetes gestacional deve registrar sua dieta, atividade física e nível de glicose diariamente. Isso ajuda a acompanhar como o tratamento está funcionando e se alguma coisa precisa ser mudada.
Algumas mulheres com diabetes gestacional também precisarão tomar insulina para ajudar a controlar o nível de açúcar. Algumas mulheres também precisarão testar a urina para ver se estão tendo glicose suficiente.
O que acontece depois que o bebê de uma mulher com diabetes gestacional nascer
Para a maioria das mulheres, os níveis de açúcar no sangue voltam rapidamente ao normal depois do parto. Seis semanas depois do nascimento do bebê a mulher deve fazer teste de sangue para verificar os níveis de açúcar. Esse teste também checa o risco de ter diabetes no futuro.
O bebê de uma mulher com diabetes gestacional tem maior risco de obesidade, tolerância à glicose anormal e diabetes. Tanto a mulher que teve diabetes gestacional quanto seu bebê têm maiores risco de desenvolver
obesidade e diabetes tipo
2. É possível prevenir a obesidade e diabetes tipo 2 através de exercícios
físicos.
Saiba
mais:
Alimentação durante a gravidez
Pré-natal - Exames, acompanhamento e cuidados pré-natais
Pré-natal - Exames pré-natais
Diabetes tipo 1, 2 e gestacional
Resistência à insulina e pré-diabetes
Dieta para diabetes - Alimentos e diabéticos
Diabetes x Exercício Físico
Diabetes - Sintomas e diagnóstico
Diabetes - Tratamento
Diabetes - Prevenção
Diabetes - Fatores de risco
Diabetes e pré-diabetes - O que é, sinais, tipos
Diabetes e doenças cardíacas
Diabetes - O que é, tipos, diagnóstico e tratamento
Exercícios Físicos e Diabetes
Comidas para diabéticos - Plano alimentar para diabetes
Diabete
infantil e alimentação
Indução do trabalho de parto
Atividade física durante a gravidez
Diabetes tipo 2: Como prevenir
|