Cuidados com os pés de pessoas com diabetes

Cuidados com os pés - CDC

Danos aos nervos, problemas circulatórios e infecções podem causar problemas sérios nos pés de pessoas com diabetes. Porém, há muitas coisas que podem fazer para prevenir problemas nos pés. Controlar o nível de glicose no sangue e não fumar pode ajudar a proteger seus pés. Você também pode tomar medidas preventivas simples. Mais da metade dos casos de amputações relacionadas à diabetes poderiam ser prevenidos com exames regulares e educação do paciente.

É útil entender porque os problemas no pé ocorrem. Dano aos nervos pode fazer com que você perca a sensibilidade nos pés. Algumas vezes, dano aos nervos pode deformar os pés, ocasionando pontos de pressão que podem se transformar em bolhas e feridas. A circulação ruim pode fazer essas lesões sararem lentamente.

PUBLICIDADE

Sinais de problemas nos pés

Seu pé pode formigar, queimar ou doer. Você pode não ser capaz de sentir muito bem o toque, calor ou frio. A forma dos seus pés pode mudar com o tempo. Pode até ter alterações na cor e temperatura dos seus pés. Algumas pessoas perdem pelos nos dedos, pés e parte inferior das pernas. A pele dos pés pode ficar seca. As unhas dos pés podem ficar grossas e amarelas. Infecções por fungos podem crescer entre os dedos. Bolhas, feridas, calosidades infectadas e unhas encravadas devem ser checadas imediatamente pelo seu médico ou podólogo.

Protegendo seus pés

Tenha seus pés checados por um médico pelos menos 4 vezes por ano

PUBLICIDADE

Peça ao seu médico checar seus pés pelo menos 4 vezes ao ano. Tenha seu tato e pulsos checados pelos menos uma vez por ano. Se você tiver danos aos nervos, deformação nos pés ou problemas de circulação, seus pés precisarão de cuidados especiais. Peça ao seu médico mostrar como deve cuidar de seus pés. Pergunte se calçados especiais poderiam te ajudar.

Examine seus pés todos os dias

Você pode ter sérios problemas nos pés e ainda assim não sentir dor. Examine seus pés todos os dias para ver se tem bolhas, cortes, arranhões ou fissuras. Sempre examine entre os dedos e na sola dos pés. Se não conseguir se curvar para ver a sola do pé, use um espelho. Se mesmo assim não conseguir ver direito, peça um amigo ou familiar para te ajudar. Ligue para seu médico se encontrar alguma ferida nos pés. Essa ferida pode piorar rapidamente.

Lave seus pés diariamente

Lave seus pés diariamente. Seque-os com cuidado, especialmente entre os dedos. Não encharque seus pés, isso pode fazer a pele ficar seca e ocasionar infecções. Passe loções ou cremes nas partes superior e inferior dos pés, mas não entre os dedos. Umidade entre os dedos permite o crescimento de germes que pode causar infecção. Pergunte ao seu médico o nome de uma boa loção ou creme para os pés.

Corte as unhas dos pés cuidadosamente

Corte as unhas dos pés depois de lavar e secar seus pés. As unhas estarão mais macias e será mais seguro cortá-las. Corte as unhas seguindo as curvas naturais dos dedos. Certifique-se de secar entre os dedos. Não corte os cantos das unhas. Use uma lixa para aparar as bordas.

Se não conseguir enxergar direito, ou se as suas unhas estiverem amareladas ou grossas, tenha suas unhas cortadas por um profissional. Caso note vermelhidão ao redor das unhas, marque uma consulta com seu médico.

Trate calos e calosidades gentilmente

Não corte calos e calosidade. Pergunte ao seu médico como usar pedra pomes para gentilmente esfregá-los. Não use outros produtos para remover os calos, pois podem danificar sua pele.

Proteja seus pés do calor e frio

Água quente ou superfícies quentes podem ser um perigo para seus pés. Antes de tomar banho, verifique a temperatura da água com seu cotovelo. Use calçados ou meias quando caminhar por superfícies quentes, como praias ou pavimentos ao redor de piscinas. No verão, certifique-se de usar protetor solar na parte superior dos pés.

Você também precisa proteger seus pés do frio. No inverno use meias e calçados para proteger seus pés. Caso seus pés fiquem gelados à noite, use meias. Não use bolsas de água quente para aquecer, pois elas podem queimar seus pés.

Sempre use meias e calçados

Não caminhe descalço, mesmo em casa. Sempre use meias e calçados que se encaixem bem e protejam seus pés. Evite calçados com a parte superior de plástico e sandálias com tiras entre os dedos. Pergunte ao seu médico que tipos de calçados são melhores para você.

Calçados novos devem ser confortáveis desde o momento que os compra. Amacie aos poucos os novos calçados os usando somente de 1 a 2 horas por dia.

Sempre use os calçados com meias. Escolha meias feitas de algodão, elas ajudam a manter seus pés secos.

Mantenha-se fisicamente ativo

Atividade física pode ajudar a melhorar a circulação nos seus pés. Há muitas formas de exercitar seus pés, mesmo durante épocas que não for capaz de andar. Pergunte ao seu médico sobre coisas que pode fazer para exercitar seus pés e pernas.

Saiba mais:
Parestesia e formigamento - Diagnóstico, causas e tratamento
Calosidades e calos nos pés
Problemas na unha do pé
Diabetes x Exercício Físico
Exercícios Físicos e Diabetes
Mantendo a forma com diabetes - Exercícios físicos para diabéticos

Diabetes tipo 1, 2 e gestacional
Circunferência da cintura e risco de diabetes
Resistência à insulina e pré-diabetes
Açúcar para diabéticos
Diabetes mellitus tipo 2
Diabetes tipo 1 - Alternativa de tratamento
Controle glicêmico da diabetes com software
Diabetes - Sintomas e diagnóstico
Diabetes - Tratamento
Diabetes - Prevenção
Diabetes - Fatores de risco
Diabetes e pré-diabetes - O que é, sinais, tipos
Diabetes e doenças cardíacas
Diabetes
Viver bem com diabetes
Diabete Infantil e Alimentação
Diabetes gestacional - Diagnóstico, dieta, tratamento
Cuidados com a saúde dos seus pés
Diabetes tipo 2: Como prevenir


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2013 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: CDC - Center for Disease Control and Prevention