Diabetes - Prevenção

Hábitos de vida saudável - NIH

As duas formas mais comuns de diabetes são a tipo 1 e tipo 2. Atualmente não existe como postergar ou prevenir a diabetes tipo 1.

Diabetes tipo 2 pode ser prevenida ou postergada em pessoas com pré-diabetes. A pré-diabetes significa que os níveis de glicose estão mais altos do que o normal, porém não tão elevados para a pessoa ser diagnosticada com diabetes. Quem tem pré-diabetes possui maior probabilidade de desenvolver diabetes dentro de 10 anos, e também está sob maior risco de ataque cardíaco e derrame.

Um estudo chamado “Diabetes Prevention Program” mostrou que pessoas com pré-diabetes podem cortar pela metade o risco de desenvolver diabetes perdendo peso (mesmo uma perda moderada) e praticando atividades físicas. Isso significa perder de 5 a 7% do peso corporal e praticar pelo menos 150 minutos de atividade física semanalmente.

PUBLICIDADE

O mesmo estudo mostrou que perda de peso modesta, obtida com dieta de pouca caloria e pouca gordura, e atividade física moderada são especialmente eficientes na prevenção de diabetes tipo 2 em pessoas mais velhas. De fato, pessoas com mais de 60 anos são capazes de reduzir em 71% o risco de desenvolver diabetes dessa forma.

Fazendo modestas mudanças no estilo de vida pode-se freqüentemente prevenir ou postergar a diabetes tipo 2 em pessoas sob risco. 

Algumas dicas que podem ajudar

* Alcance e mantenha um peso corporal moderado. Seu peso afeta a saúde de muitas formas. Estar acima do peso pode impedir que o corpo utilize insulina apropriadamente. Isso também pode causar pressão alta. Estudos recentes têm mostrado que perder até quantidade modesta de peso pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

* Faça escolhas saudáveis na alimentação. O que você come tem grande impacto na saúde. Ao fazer escolhas saudáveis, você pode controlar o peso corporal, pressão sanguínea e colesterol.

* Pratique atividade física diariamente. Exercício físico regular ataca vários fatores de risco de uma vez. Ele ajuda a perder peso, controlar o colesterol e pressão sanguínea, e melhora o uso de insulina pelo corpo.

Pesquisadores estão trabalhando para descobrir os fatores genéticos e ambientais que podem colocar as pessoas sob risco de obesidade, pré-diabetes e diabetes. À medida que eles aprendem mais sobre as mudanças no corpo que levam à diabetes, podem desenvolver formas de prevenir e curar diferentes estágios de diabetes tipo 1 e tipo 2.

Saiba mais:
Diabetes tipo 2: Como prevenir
Fucoxantina - Aplicações na a saúde contra a obesidade e diabetes
Diabetes - Sintomas e diagnóstico
Diabetes insipidus - O que é, sintomas, diagnóstico
Diabetes - Tratamento
Diabetes - Fatores de risco
Diabetes e pré-diabetes - O que é, sinais, tipos
Diabetes e doenças cardíacas
Diabetes - O que é, tipos, diagnóstico e tratamento
Açúcar para diabéticos
Resistência à insulina e pré-diabetes
Diabetes x Exercício Físico - Benefícios da prática de exercícios ao diabético
Hábitos Saudáveis de Vida
Motivos para avaliar a Gordura Abdominal
Diabetes mellitus tipo 2
Creatina e absorção de glicose
Comidas para diabéticos - Plano alimentar para diabetes
Dieta para diabetes - Alimentos e diabéticos
Diabetes tipo 1 - Alternativa de tratamento
Glicose no sangue
Hipoglicemia
Carga Glicêmica
Glucomannan
Diabetes
Diabete Infantil e Alimentação
Viver bem com diabetes
Riscos da obesidade para a saúde
Gripe suína e diabéticos - Influenza por vírus A (H1N1) e diabetes
Diabetes gestacional - Diagnóstico, dieta, tratamento
Cuidados com os pés de pessoas com diabetes
Causas da diabetes tipo 2
Diabetes tipo 1


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2011 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH Senior Health