O que é diabetes
A diabetes significa que a glicose sanguínea (freqüentemente chamada de açúcar no sangue) é muito alta.
O sangue sempre tem alguma
glicose porque o organismo precisa dela como energia. Porém, muita glicose no sangue não é boa para a saúde.
A glicose vem da comida ingerida e também é fabricada no fígado e músculos. O sangue carrega glicose para todas as células do corpo.
Insulina é hormônio fabricado pelo pâncreas e liberado na corrente sanguínea que ajuda que a glicose dos alimentos penetre nas células.
Se o corpo não fabricar insulina suficiente, ou se a insulina não funcionar como deveria, então a glicose não entra nas células e permanece no sangue. Quando o nível de glicose no sangue fica muito alto, isso causa pré-diabetes ou diabetes.
Pré-diabetes
Pré-diabetes significa que os níveis de glicose são mais altos do que o normal, porém não altos o suficiente para diagnóstico de diabetes. Pessoas com pré-diabetes tem risco elevado de desenvolver
diabetes tipo 2,
doença
cardiovascular e AVC. A boa notícia é que quem tem pré-diabetes pode tomar medidas para reduzir o risco de diabetes 2. Com perda de peso e atividade física moderada, pode-se postergar ou prevenir a diabetes tipo 2, e até retornar aos níveis normais de glicose.
Sinais de diabetes
Os sinais de diabetes incluem muita sede, urinar freqüentemente, sensação de fome ou cansaço, perda de peso sem explicação, feridas que demoram para sarar, pele seca e coçando, perda de sensação o
formigamento no pé, e visão embaçada. Porém, algumas pessoas com diabetes não apresentam qualquer sinal.
Tipos de diabetes
Pode-se ter diabetes em qualquer idade. Existem três tipos principais de diabetes: tipo 1, tipo 2, e gestacional.
A diabetes tipo 1, antigamente chamada de diabetes insulino-dependente, é geralmente diagnosticada primeiramente em crianças, adolescentes e adultos jovens. Nesse tipo de diabetes, as células beta do pâncreas não mais fabricam insulina porque o sistema imunológico do corpo as atacou e destruiu. Em torno de 5-10% das pessoas com diabetes têm a tipo 1.
A diabetes tipo 2 é a forma mais comum. Pessoas podem desenvolver diabetes tipo 2 em qualquer idade, mesmo durante a infância. Essa forma de diabetes geralmente começa com resistência à insulina, uma condição na qual as células do fígado, gordura e músculo não produzem insulina apropriadamente. No começo o pâncreas atende ao
aumento de demanda para produção de mais insulina. Porém, como o tempo, ele perde a capacidade de secretar insulina suficiente em reposta à alimentação. Estar acima do peso ou não praticar atividade física eleva o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Em torno de 90-95% das pessoas com diabetes têm a tipo 2.
Algumas mulheres desenvolvem diabetes gestacional durante os últimos estágios de gravidez. Embora esse tipo de diabetes geralmente desapareça depois do parto, a mulher que a teve e seu bebê possuem maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde, especialmente se ficarem acima do peso. Diabetes tipo 2 é causada por hormônios da gravidez ou por falta de insulina.
Complicações decorrente da diabetes
A diabetes é uma doença muito séria. Com o tempo, a diabetes que não foi bem controlada causa danos sérios aos olhos, rins, nervos, coração, gengiva e dentes. Pessoas com diabetes têm o dobro de risco para doença cardíaca ou derrame.
Manter a glicose no sangue, pressão sanguínea e
colesterol sob controle é a melhor defesa
contra as sérias complicações decorrentes da diabetes, especialmente doença
cardiovacular e AVC.
Saiba
mais:
Diabetes tipo 2: Como prevenir
Resistência à insulina e pré-diabetes
Diabetes - Sintomas e diagnóstico
Diabetes insipidus - O que é, sintomas, diagnóstico
Diabetes - Tratamento
Diabetes - Prevenção
Diabetes - Fatores de risco
Diabetes e doenças cardíacas
Diabetes - O que é, tipos, diagnóstico e tratamento
Açúcar
para diabéticos
Diabetes x Exercício Físico - Benefícios da prática de exercícios ao diabético
Creatina e absorção
de glicose
Comidas para diabéticos - Plano alimentar para diabetes
Dieta para diabetes - Alimentos e diabéticos
Diabetes tipo
1 - Alternativa de tratamento
Glicose no sangue
Hipoglicemia
Carga Glicêmica
Glucomannan
Controle glicêmico da diabetes com
software
Diabetes
Diabete Infantil e Alimentação
Diabetes gestacional - Diagnóstico, dieta, tratamento
Cuidados com os pés de pessoas com diabetes
Causas da diabetes tipo 2
Diabetes tipo 1
Trocar açúcar por adoçantes ajuda a emagrecer?
Como o açúcar afeta a sua saúde
|