Dicas para musculação inteligente

Homem fazendo musculação - CDC/ Amanda Mills

Quando fazemos musculação - seja com pesos livres, máquinas ou nosso próprio peso corporal como nas flexões de braços - existem algumas dicas para potencializar os benefícios e evitar lesões. Essas dicas aplicam-se a todos, mas são ainda mais importantes para iniciantes, atletas de final de semana, veteranos, e quem teve lesões anteriores.

Dicas para musculação inteligente

Musculação inteligente significa:

* Sempre fazer aquecimento antes, com 5 a 10 minutos de exercício aeróbico. Isso elevará sua temperatura corporal, e conseqüentemente dos seus músculos também, tornando-os prontos para a ação.

* Sempre aqueça antes o grupo muscular alvo. Faça isso com pesos leves para aquecer os músculos específicos que serão exercitados. Comece com um peso leve e faça de 12 a 15 repetições somente para aquecimento.

PUBLICIDADE

* Foco. Todos exercícios requerem foco para serem eficientes, o que inclui usar a técnica adequada. Foco também envolve se observar no espelho.

* Não eleve os pesos drasticamente ou muito rápido. É inteligente monitorar sua resposta a cada exercício. Não está se sentindo muito bem? Então use pesos mais leves para essa sessão.

* Alterne o tipo de treinamento frequentemente, o que pode significar fazer exercícios com mais peso e menos repetições, e uma sessão e menos peso e mais repetições na próxima.

* Respire! É comum segurarmos nossa respiração por um momento sem perceber quando fazemos musculação. Isso acontece mais frequentemente com pesos mais pesados. Segurar a respiração pode ocasionar maior pressão interna na cavidade torácica (uma coisa ruim). Então, por favor respire.

PUBLICIDADE

* Use toda a amplitude do movimento. Cada músculo e grupo muscular se ligam a articulações, as quais têm uma amplitude de movimento. A ideia é não encurtar o movimento. Isso melhora a flexibilidade. Geralmente é preciso diminuir a quantidade de peso ao realizar toda a amplitude do movimento. 

* Faça devagar. Quanto mais rápido fizermos cada movimento, mais fáceis serão as repetições. Porém, isso não somente aumenta as chances de lesão, mas também torna o exercício menos eficiente.

Então, musculação inteligente leva a resultados mais efetivos com menor risco de lesões!

Saiba mais:
Séries de exercícios de musculação para os iniciantes
Iniciando na Musculação - O Be-A-Bá
Musculação melhora a flexibilidade
Musculação para iniciantes - Treinamento em microciclos
Musculação: Treino com qualidade para iniciantes
Lesões nos exercícios de musculação
Série simples e pesada na musculação libera mais testosterona
Musculação , anti-envelhecimento e emagrecimento
Alongamento antes ou depois da musculação
Amplitude de Movimentos na Musculação


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Junefit.com
Texto copyright © por Junefit.com
Tradução copyright © 2014 por Hélio Augusto Ferreira Fontes
Para dicas semanais, Programa Nutricional e Programa de Perda de Peso, acesse Junefit.com