O que é doença arterial periférica?
A doença arterial periférica ocorre quando há acumulo de placa nas artérias que levam sangue à cabeça, órgãos e membros. Placa é feita de gordura, colesterol, cálcio, tecido fibroso e outras substâncias no sangue.
Quando a placa se acumula na artéria, essa condição é chamada aterosclerose. Com o tempo, a placa pode endurecer e estreitar as artérias. Isso limita o fluxo de sangue rico em oxigênio aos órgãos e outras partes do corpo.
Doença arterial periférica geralmente afeta as pernas, mas também pode afetar as artérias que levam sangue do coração para a cabeça, braços, rins e estômago. Esse artigo foca na doença arterial periférica que afeta o fluxo para as pernas.
Doença arterial periférica nas pernas
O fluxo de sangue bloqueado para as pernas pode causar dor e torpor. Também pode elevar o risco de ter infecção nos membros afetados. Pode ficar difícil para o corpo lutar contra infecções. Se for severo o suficiente, o bloqueio do fluxo sanguíneo pode causar morte de tecido (gangrena). Em casos muito sérios, pode ocasionar amputação da perna.
Se você tiver dor na perna quando caminha ou sobe escadas, fale com seu médico. Algumas vezes pessoas mais idosas pensam que a dor na perna é somente um sintoma do envelhecimento. Porém, a causa da dor pode ser doença arterial periférica. Informe seu médico se estiver sentindo dor nas pernas e discuta se deve fazer testes para doença arterial periférica.
Fumo e doença arterial periférica
Fumo é o principal fator de risco para doença arterial periférica. Se você fuma, ou já foi fumante, o risco de doença arterial periférica aumenta quatro vezes. Outros fatores, como idade e ter certas doenças ou condições médicas, também aumentam o risco para doença arterial periférica.
Prognóstico e tratamento para doença arterial periférica
Se você tem doença arterial periférica, seu risco de doença arterial coronária, ataque cardíaco, derrame, e ataque isquêmico transiente (“mini-avc”)
é de seis a sete vezes maior. Se você tem doença cardíaca, tem chance de 1 em 3 de ter bloqueio nas artérias da perna.
Embora doença arterial periférica seja séria, ela é tratável. Se você tem doença arterial periférica, é importante de consultas médicas regulares e tratar a ateriosclerose.
O tratamento para doença arterial periférica pode diminuir ou interromper o progresso da doença, e reduzir o risco de complicações. Tratamentos incluem mudanças de estilo de vida, medicamentos, cirurgia ou procedimento médicos.
|