Doença de Chagas - Transmissão pelo barbeiro, diagnóstico

Mosquito - CDC/ Prof. Frank Hadley Collins, Dir., Cntr. for Global Health and Infectious Diseases, Univ. of Notre Dame

O que é a doença de Chagas

A doença de Chagas é uma doença infecciosa causada pelo parasita protozoário Trypanosoma cruzi, cuja transmissão se dá predominantemente pelo inseto conhecido como barbeiro.

Modos de transmissão da doença de chagas - Pelo barbeiro, transfusão, ingestão

Os modos de transmissão da doença de Chagas são os seguintes:
* Através de vetor via fezes do barbeiro, a qual pode ser inoculada dentro da pele, mucosa dos olhos, nariz ou boca quando a picada do inseto é coçada.
* Através de transfusão sanguínea ou transplante de órgão.
* Da mãe para o bebê.
* Pela ingestão de água ou comida contaminada.

PUBLICIDADE

Ocorrência da doença de Chagas

Aproximadamente 7,6 milhões de pessoas no mundo estão infectadas com a doença de Chagas. A doença é endêmica em áreas do México, América Central e América do Sul.

Sintomas da doença de Chagas

A fase aguda da doença de Chagas dura até 90 dias, seguida por infecção crônica assintomática. A maioria das pessoas infectadas nunca desenvolve sintomas, mas permanece com a infecção por toda a vida. Aqueles que desenvolvem a doença aguda o fazem pelo menos em uma semana após a infecção. Pode-se desenvolver uma área com edema e eritema no local da infecção.

PUBLICIDADE

Aproximadamente 20-30% das pessoas infectadas desenvolverão manifestações da doença de Chagas crônica, geralmente envolvendo o coração. Nestes casos os sinais e sintomas incluem anormalidades no sistema condutor do coração, arritmias ventriculares, e em estágios mais avançados cardiomiopatia congestiva. Problemas gastrintestinais crônicos também podem aparecer. Pessoas infectadas devem ser avaliadas para sintomas e sinais de doença cardíaca ou gastrintestinal. 

Diagnóstico da doença de Chagas

O diagnóstico da doença de Chagas requer a consideração tanto de resultados de testes como o histórico de exposição do paciente. Durante a fase aguda, parasitas podem ser detectados por testes de sangue. Depois da fase aguda, o diagnóstico se baseia no uso de pelo menos dois testes sorológicos.

Saiba mais:
Doença de Chagas


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2010, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: CDC - Center for Disease Control and Prevention