Doença arterial coronariana - Diagnóstico

Coração - Mikael Häggström, domínio público

Como é o diagnóstico de doença arterial coronariana

Seu médico fará o diagnóstico de doença arterial coronariana baseado em seu histórico pessoal e familiar, fatores de risco, exame físico, e resultados de testes e procedimentos.

Nenhum teste pode diagnosticar sozinho a doença arterial coronariana. Se o seu médico achar que você tem essa doença, ele pode recomendar os seguintes testes.

Eletrocardiograma

PUBLICIDADE

O eletrocardiograma é um teste simples e sem dor que detecta e registra a atividade elétrica do coração. Esse teste mostra com que rapidez o coração está batendo e o seu ritmo (constante ou irregular). Um eletrocardiograma também registra a força e freqüência dos sinais elétricos à medida que eles passam por cada parte do coração. O eletrocardiograma pode mostrar sinais de dano cardíaco decorrente de doença arterial coronariana e sinais de ataque cardíaco anterior ou em andamento.

Teste de esforço

Durante o teste de esforço, a pessoa se exercita para fazer o coração bater rápido enquanto testes cardíacos são feitos. Quando o coração está trabalhando duro e batendo rápido, ele precisa de mais sangue e oxigênio. Artérias estreitadas por placas não conseguem suprir suficiente sangue rico em oxigênio para atender as necessidades do coração.

PUBLICIDADE

Um teste de estresse pode mostrar possíveis sinais de doença arterial coronariana, como:
* Alterações anormais na freqüência cardíaca ou pressão.
* Falta de ar ou dor no peito.
* Alterações anormais no ritmo cardíaco ou atividade elétrica do coração.

Se a pessoa não conseguir exercitar pelo tempo considerado normal para alguém da sua idade, o coração pode não estar obtendo sangue rico em oxigênio suficiente. Porém, outros fatores também podem impedir o indivíduo de se exercitar por tempo suficiente, como por exemplo doença pulmonar, anemia ou condicionamento geral ruim.

Como parte de alguns testes de esforço, imagens são feitas do coração enquanto a pessoa se exercita e quando descansa. Esses testes de estresse com imagem podem mostrar como o sangue está fluindo para o seu coração e/ou como o coração bombeia sangue quando bate.

Ecocardiografia

A ecocardiografia usa ondas de som para criar imagens em movimento do coração. Esse exame dá informação sobre o tamanho e forma do coração e como suas câmaras e válvulas estão funcionando. Ecocardiografia também pode mostrar áreas de fluxo sanguíneo ruim ao coração, áreas onde o músculo cardíaco não está contraindo normalmente, e lesões anteriores ao músculo cardíaco causadas por fluxo sanguíneo ruim. 

Raio-x do peito

Um raio-x faz imagens do órgãos e estruturas dentro do peito, como coração, pulmões, e vasos sanguíneos. Ele pode revelar sinais de insuficiência cardíaca, assim como desordens do pulmão e outras causas de sintomas não relacionados a doença arterial coronariana. Exames de sangue checam os níveis de certas gorduras, colesterol, açúcares e proteínas no sangue. Níveis anormais podem ser sinal de que a pessoa está com risco para doença arterial coronariana.

Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada procura por calcificações nas paredes das artérias coronárias, as quais são sinal precoce de doença arterial coronariana. Esse teste pode mostrar se a pessoa tem risco maior para ataque cardíaco ou outros problemas cardíacos antes do aparecimento de sinais e sintomas. Porém, esse teste não é rotineiramente usado para diagnosticar doença arterial coronariana porque sua precisão não é conhecida.

Angiografia coronária e cateterismo cardíaco

O médico pode recomendar angiografia coronária se outros testes ou fatores mostrarem que o paciente provavelmente tem doença arterial coronariana. Esse teste usa pigmento e raio-x especial para mostrar dentro das artérias coronárias.

Para colocar o pigmento dentro das artérias coronárias, é utilizado um procedimento chamado cateterismo cardíaco. Nesse procedimento, um tubo fino e flexível chamado cateter é colocado dentro de um vaso sanguíneo no braço, virilha ou pescoço. Esse tubo é estendido até as artérias coronárias e então o pigmento é liberado na corrente sanguínea.

Raio-x especial é feito enquanto o pigmento estiver fluindo dentro das artérias coronárias. O pigmento permite ao médico estudar o fluxo de sangue pelo coração e vasos sanguíneos.

O cateterismo cardíaco é realizado em hospital. O paciente fica acordado durante o procedimento e ele geralmente causa pouca ou nenhuma dor.

Saiba mais:
Doença arterial coronariana - Tratamento
Doença arterial coronariana - Sinais e Sintomas
Doença arterial coronariana - Causas
Doença arterial coronariana
Doença das artérias coronárias
Doença das artérias coronárias e ataque cardíaco em mulheres - Fatores de risco
Doenças cardiovasculares


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2011 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Heart Lung and Blood Institute