Quais são os sinais e sintomas de doença arterial coronariana
Um sintoma comum de doença arterial coronariana é
angina, a qual é dor ou desconforto no peito que ocorre na área do músculo cardíaco que não está obtendo suficiente sangue rico em oxigênio.
Angina pode ser sentida como pressão ou aperto no peito. Ela também pode ser sentida nos ombros, braços, pescoço, mandíbula ou costas. A dor da angina pode até se parecer com
indigestão. A dor tende a piorar com atividade e some com descanso.
Estresse emocional também pode desencadear a dor.
Outro sintoma comum de doença arterial coronariana é falta de
ar. Esse sintoma acontece se a doença arterial coronariana causar insuficiência
cardíaca. Quando a pessoa tem insuficiência cardíaca, o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender as necessidades do corpo. Então, fluidos se
acumulam nos pulmões, tornando mais difícil respirar.
A severidade dos sintomas varia. Eles podem ficar mais severos à medida que o acúmulo de placa continua a estreitar as artérias coronárias.
Sinais e sintomas de problemas cardíacos relacionados a doença arterial coronariana
Algumas pessoas com doença arterial coronariana não apresentam sinais ou sintomas, uma condição chamada doença arterial coronariana silenciosa. A doença pode não ser diagnosticada até que a pessoa apresente
sinais ou sintomas de ataque
cardíaco, insuficiência
cardíaca, ou arritmia (batimento cardíaco irregular).
Ataque cardíaco
Um ataque cardíaco ocorre se o fluxo de sangue rico em oxigênio subitamente fica bloqueado para uma seção do músculo cardíaco. Isso pode acontecer se uma área de placa na artéria
coronária romper. Fragmentos de células sanguíneas chamadas plaquetas grudam no local da lesão e podem se aglutinar para formar coágulos sanguíneos. Se um coágulo ficar grande o suficiente, ele pode bloquear a maior parte ou todo o fluxo sanguíneo pela artéria coronária.
Se o bloqueio não for tratado rapidamente, a porção do músculo cardíaco alimentada de sangue pela artéria começa a morrer. Tecido cardíaco saudável é substituído por tecido cicatrizado. Esse dano ao coração pode não ser óbvio, ou pode causar problemas severos ou duradouros.
O sintoma mais comum de ataque cardíaco é dor ou desconforto no peito. A maioria dos ataques cardíacos envolve desconforto no centro ou lado esquerdo do peito que freqüentemente dura mais do que alguns minutos ou vai e vem.
O desconforto pode ser sentido como uma pressão desconfortável, aperto, ou dor. A sensação pode ser moderada ou forte. A dor do ataque cardíaco algumas vezes parece com indigestão ou
azia.
Os sintomas de angina podem ser similares aos de ataque cardíaco. A dor da angina geralmente dura somente alguns minutos e vai embora com descanso.
Dor ou desconforto no peito que não vai embora ou muda seu padrão normal (por exemplo, ocorre mais freqüentemente enquanto está descansando) pode ser um sinal de ataque cardíaco. Se você não souber se sua dor no peito for angina ou ataque cardíaco, chame atendimento médico de emergência. Todas as dores no peito devem ser checadas por um médico.
Outros sintomas comuns de ataque cardíaco incluem:
* Desconforto em um ou ambos os braços, costas, pescoço, mandíbula ou parte superior do estômago.
* Falta de ar, a qual pode ocorrer com ou antes de desconforto no peito.
* Náusea, vômito, tontura ou sudorese fria.
* Problemas para dormir,
fadiga, ou falta de energia.
Insuficiência cardíaca
A insuficiência cardíaca é uma condição na qual o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender as necessidades do corpo. Insuficiência cardíaca não significa que seu coração parou ou está prestes a parar.
Os sinais e sintomas mais comuns de insuficiência cardíaca são falta de fôlego ou problema para respirar, fadiga, e inchaço nos tornozelos, pés, pernas, estômago e veias no pescoço. Todos esses sintomas são resultado de acúmulo de fluidos no corpo. Quando os sintomas começam, a pessoa pode se sentir cansada e seu fôlego depois de um esforço físico rotineiro, como subir escadas.
Arritimia cardíaca
A arritmia é um problema com a freqüência ou ritmo do batimento cardíaco. Quando a pessoa tem uma arritmia, ela pode sentir como se o coração estivesse pulando batimentos ou batendo muito rápido. Algumas arritmias podem fazer o coração parar de bater subitamente. Essa condição é chamada
parada cardiorrespiratória súbita, a qual causa morte em minutos se não for tratada.
Saiba mais:
Síndrome metabólica - Tratamento
Síndrome metabólica - Causas, sinais e sintomas
Síndrome metabólica
Doença arterial coronariana - Tratamento
Doença arterial coronariana - Diagnóstico
Doença arterial coronariana - Causas
Doença arterial coronariana
Doença das artérias coronárias
Doença das artérias coronárias e ataque cardíaco em mulheres - Fatores de
risco
Doenças cardíacas - Prevenção de doença cardíaca e seus tipos
Doenças cardiovasculares
Ataque cardíaco - O que é, sintomas, prognóstico
Causas do ataque cardíaco e prevenção
Sintomas de ataque cardíaco
Diagnóstico e tratamento do ataque cardíaco
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:
|
Créditos:
Tradução: copyright © 2011 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Heart Lung and Blood Institute
|