O que é doença meningocócica
A doença meningocócica é uma infecção bactéria grave da corrente sanguínea ou das meninges (membranas finas que cobrem o cérebro e medula espinhal) causada pelo germe meningococcus. Quando a doença meningocócica ataca as meninges, ela é chamada meningite meningocócica, e nas corrente sanguíneas o termo é meningococcemia.
Quem pode contrair doença meningocócica como meningite meningocócica e meningococcemia
Qualquer pessoa pode contrair doença meningocócica, mas ela é mais comum em bebês e crianças. Outras pessoas com risco mais elevado incluem aquelas com sistema imunológico
enfraquecido e as que convivem com alguém que tenha doença meningocócica.
Transmissão do germe meningococcus que causa meningite meningocócica e meningococcemia
A transmissão do germe meningococcus se dá pelo contato direto próximo com secreções do nariz e garganta de alguém infectado.
Sintomas de doença meningocócica
Os sintomas de doença meningocócica incluem febre, dor de cabeça, vômito, pescoço rígido, e erupções cutâneas.
Sintomas de doença meningocócica podem aparecer de 2 a 10 dias após a exposição, e geralmente dentro de 5 dias. Entre as pessoas que desenvolvem doença meningocócica, 10-15% morrem apesar do tratamento com antibióticos. Algumas das possíveis conseqüências de doença meningocócica incluem dano cerebral permanente, perda da audição, insuficiência renal, perda dos braços ou pernas, ou problemas crônicos no sistema nervoso.
Tratamento para meningite meningocócica
Antibióticos, como penincilina G ou ceftriaxona, podem ser usados para tratar pessoas com meningite meningocócica.
Pessoas que tiveram contato com alguém diagnosticado com meningite meningocócica devem ter tratamento?
Somente pessoas que estiveram em contato próximo com alguém com meningite meningocócica devem ser consideradas para tratamento preventivo. Contato próximo inclui contatos íntimos, morar na mesma casa, colegas de creche, etc. Contatos casuais, como aqueles no trabalho ou escola, geralmente não são significativos o suficiente para causar preocupação.
Vacina para meningite meningocócica
Em fevereiro de 2005, o CDC (órgão norte-americano para controle de doenças infecciosas) recomendou uma nova vacina, conhecida como Menactra™, para prevenção de doença meningocócica em pessoas de 11 a 55 anos de idade. A versão anterior da vacina, Menomune™, é disponível para crianças de 2 a 10 anos e adultos acima dos 55 anos. Ambas as vacinas são 85% a 100% eficientes na prevenção de quatro tipos de germes meningococcus (tipos A, C, Y, W-135). Uma vez que as vacinas não incluem o tipo B, elas não previnem todos os casos de meningite meningocócica.
|
|