Doença
das artérias coronárias
O tipo mais comum de doença cardíaca em mulheres é uma desordem dos vasos sanguíneos do coração chamada doença das artérias coronárias. Essa doença pode ocasionar problemas cardíacos sérios, como ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, batimentos cardíacos irregulares (arritmias) e parada cardiorrespiratória.
Doenças cardíacas não afetam somente homens. De fato, 1 e cada 4 mulheres nos Estados Unidos morrem em decorrência de doenças cardíacas. A doença das artérias coronárias, o tipo mais comum de doença cardíaca, afeta tanto homens como mulheres.
Doença das artérias coronárias é uma condição na qual placa se acumula nas paredes internas das artérias coronárias. Placa é feita de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue.
Placa pode afetar o coração de duas formas:
* O acúmulo de placa pode estreitar com o tempo as artérias coronárias. Isso reduz o fluxo sanguíneo ao músculo cardíaco e pode ocasionar sintomas como angina, que é dor ou desconforto no peito.
* Placa pode romper subitamente formando coágulo sanguíneo, o qual bloqueia rapidamente o fluxo de sangue dentro da artéria. Se o coágulo ficar muito grande, ele pode bloquear completamente o fluxo sanguíneo para parte o músculo cardíaco. Isso é a causa mais comum de ataque cardíaco.
Doença da microvasculatura coronariana
O que pode diferenciar entre homens e mulheres é a doença da microvasculatura coronariana, que afeta as menores artérias do coração. Recentemente, estudos mostraram que mulheres têm maior probabilidade para essa doença do que homens. Na doença da microvasculatura coronariana:
* As paredes das menores artérias do coração são danificadas.
* As menores artérias do coração não relaxam apropriadamente.
Muitos pesquisadores acham que a queda nos níveis de estrogênio nas mulheres durante a menopausa, combinada com fatores de risco tradicionais para doença cardíaca, causam doença da microvasculatura coronariana.
Embora as taxas de mortalidade decorrentes de doenças cardíacas tenham diminuído nos últimos 30 anos, elas não caíram entre as mulheres tanto quanto entre os homens. Isso pode ser resultado de doença da microvasculatura coronariana.
Os testes padrões para doença das artérias coronárias nem sempre detectam doença da microvasculatura coronariana em mulheres. Como resultado, muitas vezes mulheres parecem ter risco menor para doença cardíaca do que na realidade têm.
Síndrome do coração partido
Mulheres também têm maior probabilidade do que homens de desenvolver uma condição chamada síndrome do coração partido. Nesse problema cardíaco recentemente reconhecido, estresse emocional intenso pode ocasionar insuficiência reversível do músculo cardíaco.
Os médicos podem confundir a síndrome do coração partido com ataque cardíaco porque os sintomas são similares. Porém, não há evidência de artérias cardíacas bloqueadas na síndrome do coração partido, e a maioria das pessoas tem recuperação plena e rápida.
Pesquisadores estão somente começando a explorar o que causa a síndrome do coração partido e como a diagnosticar. Freqüentemente, pacientes que tiveram síndrome do coração partido eram saudáveis anteriormente.
Prognóstico para mulheres com doenças cardíacas
Mulheres tendem a desenvolver doença das artérias coronárias em torno de 10 anos mais tarde do que os homens. Porém, doença das artérias coronárias permanece a causa número 1 de morte em mulheres nos Estados Unidos.
Mulheres têm maior probabilidade de morrer após ataque cardíaco do que homens. Isso é em parte decorrente de serem mais velhas e terem outros problemas de saúde significativos na época da ocorrência do ataque cardíaco.
A boa notícia é que pode-se tomar medidas para controlar muitos fatores de risco para doença das artérias coronárias. Fatores de risco são condições ou hábitos que elevam o risco de doença das artérias coronárias e ataque cardíaco. Mudanças no estilo de vida, medicamentos e/ou procedimentos médicos podem ajudar mulheres a reduzir o risco de doença das artérias coronárias. É por isso que prevenção precoce e contínua é tão importante.
|