Quais são as causas de doença pulmonar obstrutiva crônica
A maioria dos casos de doença pulmonar obstrutiva crônica desenvolve depois de longo tempo de exposição a irritantes do pulmão que danificam os pulmões e sacos de ar.
O irritante mais comum que causa doença pulmonar obstrutiva crônica é o fumo de tabaco.
Fumo passivo - que é quando a pessoa inala fumaça de outra que fuma - também pode irritar os pulmões e contribuir para doença pulmonar obstrutiva crônica.
Respirar poluição atmosférica,
vapores químicos ou poeira no ambiente ou local de trabalho também pode contribuir para doença pulmonar obstrutiva crônica.
Em casos raros uma condição genética chamada deficiência de alfa-1 antitripsina também pode desempenhar papel na causa de doença pulmonar obstrutiva crônica. Pessoas com essa condição médica têm baixos níveis da proteína fabricada no fígado alfa-1 antitripsina, o que pode ocasionar dano pulmonar e doença pulmonar obstrutiva crônica se forem expostas a fumaça ou outros irritantes dos pulmões.
Fatores de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica
O principal fator de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica é o fumo. A maioria das pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica fuma ou costumava fumar. Pessoas com histórico familiar de doença pulmonar obstrutiva crônica têm maior probabilidade de ter essa doença se fumar.
Exposição de longo prazo a outros irritantes dos pulmões também é fator de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica. Exemplos de outros irritantes incluem poluição do ar, vapores químicos e poeira no ambiente e local de trabalho.
A maioria das pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica tinha pelo menos 40 anos de idade quando os sintomas começaram. Embora seja incomum, pessoas com menos de 40 anos de idade também podem ter doença pulmonar obstrutiva crônica. Por exemplo, isso pode ocorrer em pessoas com menos de 40 anos de idade com deficiência de alfa-1 antitripsina.
|