Quais são os sinais e sintomas de doença pulmonar obstrutiva crônica
Os sinais e sintomas de doença pulmonar obstrutiva crônica incluem:
* Tosse constante ou que produz grande quantidade de muco.
* Falta de fôlego, especialmente durante atividade física.
* Chiado ao respirar.
* Pressão no peito.
Esses sintomas freqüentemente ocorrem antes que o fluxo de ar para dentro e fora dos pulmões decline. Porém, nem todos com esses sintomas têm doença pulmonar obstrutiva crônica. De forma semelhante, nem todos com doença pulmonar obstrutiva crônica apresentam esses sintomas.
Alguns dos sintomas de doença pulmonar obstrutiva crônica são similares a de outras doenças e condições médica.
Pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica podem ter gripes e resfriados constantes. Se a doença pulmonar obstrutiva crônica for severa, a pessoa pode ter inchaço nos tornozelos, pés ou pernas; cor azulada nos lábios devido ao baixo nível de oxigênio no sangue; e falta de ar.
Os sintomas de doença pulmonar obstrutiva crônica geralmente pioram lentamente com o tempo. No começo, se os sintomas forem moderados, a pessoa pode nem percebe-los. Com o tempo, os sintomas podem ficar ruins o suficiente para
procurar um médico. Por exemplo, pode-se ficar com falta de ar durante esforço físico.
A severidade dos sintomas depende da quantidade de danos aos pulmões. Se o paciente continuar fumando, o dano ocorrerá mais rapidamente do que se parar de fumar. Na doença pulmonar obstrutiva crônica severa a pessoa pode ter outros sintomas como perda de peso e menor resistência muscular.
Alguns sintomas severos podem necessitar de tratamento em hospital. Deve-se procurar atendimento médico de emergência caso:
* Esteja com recuperar o fôlego ou falar.
* Os lábios ou unhas das mãos fiquem azuis ou cinza.
* Não estiver mentalmente alerta.
* O batimento cardíaco estiver muito rápido.
* O tratamento para sintomas que estão piorando não estiver funcionando.
Diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica
O médico fará o diagnóstico da doença pulmonar obstrutiva crônica baseado nos sinais e sintomas, histórico médico pessoal e familiar, e resultados de testes.
Para diagnóstico o médico poderá perguntar se fuma ou teve contato com irritantes do pulmão como poluição atmosférica, vapores químicos, ou poeira. Se o paciente estiver com tosse persistente o médico pode perguntar por quanto tempo está com ela, o quanto tosse, e quantidade de muco que aparece ao tossir.
O médico examinará o paciente com estetoscópio para escutar chiados ou outros sons anormais. Também poderá ser pedido um ou mais dos seguintes testes:
* Testes de função pulmonar.
* Espirometria.
* Raio-x
* Tomografia computadorizada.
* Gasometria arterial.
|