Como é o tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica
A doença pulmonar obstrutiva crônica ainda não tem cura. Porém, tratamento e mudanças no estilo de vida podem ajudar o paciente a se sentir melhor, ficar mais ativo e retardar o progresso da doença.
Parar de fumar é a coisa mais importante a fazer no tratamento de doença pulmonar obstrutiva crônica. O paciente deve conversar com seu médico sobre programas para parar de fumar.
Outros tratamentos para doença pulmonar obstrutiva crônica podem incluir remédios, vacinas, reabilitação pulmonar, terapia de oxigênio, cirurgia, e controle das complicações.
Os objetivos do tratamento para doença pulmonar obstrutiva crônica são:
* Aliviar os sintomas.
* Retardar o progresso da doença.
* Melhorar a capacidade de ficar fisicamente ativo.
* Prevenir e tratar complicações.
* Melhorar a saúde geral.
Remédios para tratamento de doença pulmonar obstrutiva crônica
Broncodilatadores são usados para relaxar os músculos ao redor das passagens de ar. Isso faz com que seja mais fácil respirar. A maioria dos broncodilatadores são tomados usando um aparelho chamado inalador.
Vacinas para pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica
O tratamento para doença pulmonar obstrutiva crônica inclui vacinas para gripe e pneumonia.
Reabilitação pulmonar no tratamento de doença pulmonar obstrutiva crônica
A reabilitação pulmonar é um programa supervisionado medicamente que ajuda a melhorar a saúde e bem-estar de pessoas com problemas no pulmão.
Terapia de oxigênio no tratamento de doença pulmonar obstrutiva crônica
Se o paciente tiver doença pulmonar obstrutiva crônica severa e baixos níveis de oxigênio no sangue, a terapia de oxigênio pode
ajudá-lo a respirar melhor. Nesse tratamento, oxigênio é dado através de máscara ou
cateter nasal.
Cirurgia no tratamento de doença pulmonar obstrutiva crônica
Em casos raros, cirurgia pode beneficiar algumas pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica. Cirurgia é geralmente a última opção para pessoas com sintomas severos que não melhoraram com remédios.
As cirurgias para pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica principalmente relacionada a enfisema incluem bulectomia e redução do volume pulmonar. O transplante de pulmão pode ser feito em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica muito grave.
Controle das complicações no tratamento de doença pulmonar obstrutiva crônica
Os sintomas de doença pulmonar obstrutiva crônica geralmente pioram lentamente com o tempo. Porém, eles pode ficar mais severos subitamente. Por exemplo, gripe, resfriado ou infecção pulmonar podem fazer com que os sintomas piorem rapidamente. Caso isso ocorra o paciente deve contatar o médico imediatamente. Ele pode prescrever antibióticos para tratar infecção e outros remédios para ajudar na respiração.
|