O que é enterobíase
A enterobíase é uma infecção por oxiúros, vermes com menos de 15 mm de comprimento que parasitam o intestino. O tempo de incubação dos oxiúros, desde a ingestão dos ovos até o primeiro aparecimento de novos ovos na região do ânus, é de 4 a 6 semanas. O principal sintoma da enterobíase é coceira na região do ânus, principalmente à noite, devido à presença de pequenos vermes. Mebendazol é um tratamento eficiente para enterobíase.
Sinais e sintomas da enterobíase ou infecção por oxiúros
Em torno de 1/3 das pessoas com enterobíase não apresenta nenhum sintoma. Os principais sintomas são coceiras ao redor do ânus e períneo. A coceira ocorre principalmente durante a noite, e é causada pelas fêmeas dos oxiúros migrando para colocar ovos ao redor do ânus. Coçar a região pode resultar em lesões e complicações secundárias como infecções bacterianas e foliculite.
Sintomas gerais da enterobíase incluem insônia e inquietação. Uma considerável parcela de crianças também sofre com perda de apetite, irritabilidade, perda de peso, instabilidade emocional, e falta de controle da bexiga.
Os oxiúros não podem danificar a pele e normalmente não migram através dos tecidos do corpo. Porém, em mulheres os oxiúros podem mover para dentro da vagina até o útero, tubos de falópio, ovário e cavidade peritoneal. Isso pode causar vulvovaginite, inflação da vulva e vagina. Os oxiúros também podem entrar na uretra
carregando bactéria intestinais, e causar infecção urinária.
Tratamento da enterobíase ou infecção por oxiúros
Embora higiene seja importante, o principal tratamento é a medicação. Os medicamentos mais eficientes no tratamento de enterobíase são albendazol e mebendazol. Uma vez que os medicamentos matam os oxiúros adultos mas não os ovos, novo tratamento é recomendado após duas semanas. Se um membro da família espalhar os ovos para outro, demorará de duas a três semanas antes que os ovos tornem-se vermes adultos susceptíveis ao tratamento.
Apesar dos medicamentos, novas infecções são freqüentes. Infecções assintomáticas, freqüentemente em crianças pequenas, podem servir como reservatório de infecções, de forma que todos os membros da casa devem ser tratados mesmo que não apresentem sintomas. A eliminação total do parasita na casa pode requerer repetidas doses de medicação por tempo prolongado.
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|