Enxaqueca - Sintomas, áurea, causas, tratamento

Dor de cabeça- NIH Senior Health

O que é enxaqueca e seus sintomas

A dor de cabeça da enxaqueca é freqüentemente descrita como uma pulsação intensa ou dor latejante em uma área da cabeça. Ela é freqüentemente acompanhada pelos seguintes sintomas: sensibilidade extrema a luz e sons, náusea e vômito.

Enxaqueca é três vezes mais comum em mulheres do que em homens.

Enxaqueca e áurea

Algumas pessoas podem prever o aparecimento de enxaqueca porque ela é precedida por uma áurea, perturbações visuais que aparecem como flashes de luz, linhas em zigue-zague ou perda temporária da visão.

PUBLICIDADE

Causas e fatores que podem engatilhar enxaqueca

Pessoas com enxaqueca tendem a ter ataques recorrentes engatilhados por vários fatores diferentes, incluindo luzes brilhantes, flashes de luz, falta de sono apropriado, falta de alimentação, ou exposição à luz. 

Enxaqueca em mulheres muitas vezes está relacionada a mudanças nos hormônios ou níveis hormonais. Ansiedade, estresse, ou relaxamento após estresse também podem engatilhar enxaqueca.

Por muitos anos, cientistas acreditaram que as causas da enxaqueca estariam relacionadas à dilatação e contração de vasos sanguíneo na cabeça. Pesquisadores agora acreditam que a enxaqueca tem como causas anormalidades herdadas em genes que controlam as atividade de certas populações de células no cérebro.

Tratamento para enxaqueca

Existem duas linhas de tratamento para enxaqueca com medicamentos: prevenir os ataques de enxaqueca, ou aliviar os sintomas durante os ataques. 

PUBLICIDADE

Todos com enxaqueca precisam de tratamento efetivo no momento das dores de cabeça. Muitas pessoas usam as duas linhas de tratamento ao tomar medicamentos originalmente desenvolvidos para epilepsia, depressão ou pressão alta para prevenir ataques de enxaqueca, e ao tratar os ataques quando eles acontecem com substâncias chamadas triptanos que aliviam a dor.

Terapia hormonal pode ajudar algumas mulheres nas quais a enxaqueca parece estar relacionada com o ciclo menstrual. Técnicas de controle de estresse, como exercício físico, relaxamento, e outras terapias também podem reduzir a ocorrência e severidade dos ataques de enxaqueca. 

Mudanças no estilo de vida também podem reduzir ou prevenir enxaqueca em algumas pessoas. Essas mudanças podem incluir evitar certos alimentos e bebidas que engatilham a enxaqueca, comer alimentos com freqüência regular, ter hidratação adequada, interromper certos medicamentos, e estabelecer uma rotina de sono consistente. Programa de emagrecimento é recomendado para pessoas obesas com enxaqueca.

Prognóstico para enxaqueca

Tomar uma combinação de medicamentos para prevenção e tratamento dos ataques de enxaqueca ajuda a maioria das pessoas a limitar os efeitos debilitantes das dores de cabeça. Mulheres nas quais os ataques de enxaqueca acontecem em associação ao ciclo menstrual têm maior probabilidade de diminuir a quantidade de ataques e ter sintomas mais leves depois da menopausa.

Saiba mais:
Enxaqueca - Tratamento
Enxaqueca com áurea
Enxaqueca - Sintomas, tratamento, remédios, causas e alimentação
Enxaqueca
Dor de cabeça - Cefaléia tensional
Tipos de Dores de Cabeças: Cefaleia Tensional, Enxaqueca, Cefaleia em Salvas
Dipirona Sódica - Novalgina, Neosaldina, Buscopan Composto
Dor crônica
Ressaca
Torcicolo - Dor no pescoço
Doença meningocócica e meningite - Sintomas, transmissão e tratamento
Encefalite e Meningite
Dieta e dor de cabeça - Enxaqueca e cefaléia
Ansiedade
Estresse e sua saúde
Stress
O que causa dores de cabeça? Tensão é causa mais comum


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2011, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: National Institute of Neurological Disorders and Stroke