O que é escarlatina
A escarlatina é uma doença causada por bactéria chamada estreptococo grupo A. Escarlatina é geralmente complicação da amigdalite/faringite estreptocócica na qual ocorrem feridas e descamações. Pessoas com escarlatina tipicamente têm febre alta e aparência da língua como morango.
Como é o contágio da escarlatina
A escarlatina pode ser contraída por contato com pessoa doente, uma vez que o germe é encontrado em fluidas nasais e da boca. A doença pode ser transmitida por contato com gotículas liberadas quando uma pessoa com infecção tosse ou espirra. Pode-se contrair escarlatina ao tocar a boca, olhos ou nariz após tocar algum com fluidos infectados. Também pode-se contrair escarlatina ao beber no mesmo copo ou comer no mesmo prato de uma pessoa infectada. A melhor forma de prevenção é lavar as mãos freqüentemente e evitar compartilhar utensílios de alimentação.
Sintomas da escarlatina
Erupções aparecem com pequenos caroços vermelhos. Elas geralmente começam no peito e barriga, mas podem então espalhar por todo o corpo. As erupções duram em torno de 2-7 dias. Depois das erupções sumirem, a pele dos dedos começa a descascar.
Alguns outros sintomas de escarlatina são:
* Face ruborizada com área pálida ao redor dos lábios.
* Garganta vermelha e dolorida que pode ter manchas brancas ou amarelas.
* Febre de 38 graus ou mais.
* Glândulas inchadas no pescoço.
* Camada esbranquiçada na superfície da língua fica parecida com morango.
Outros sintomas menos comuns de escarlatina incluem:
* Náusea e vômito.
* Dor de cabeça.
* Dores pelo corpo.
Tratamento para escarlatina
Se o médico diagnosticar que o paciente tem escarlatina, ele dará antibióticos para combater os germes. Certifique-se de
tomar o medicamento exatamente como prescrito pelo médico. Também pode ser receitado medicamento para a dor de garganta.
|