Espelho Espelho Meu

Homem se olhando no espelho insatisfeito - NIH

Eis a questão. Porque espelho na academia? Esse objeto de vidro surgiu à medida que esses estabelecimentos começaram a ter mais opções de atividades físicas e a estética ser mais valorizada que a saúde. Quem de nós ao passar por um espelho não gosta de dar uma espiadinha com um olhar crítico? Isso mesmo, embora ele seja verdadeiro refletindo a sua realidade, muitas vezes vemos duas pessoas diferentes. A real refletida e a dos sonhos construída pelos valores impostos pela sociedade. 

Inicialmente o objetivo do espelho seria através de um modelo (o professor) o aluno melhor desenvolver a consciência corporal, posicionamento defendido por Novaes 1996. “O aluno deve perceber, durante os exercícios, o posicionamento do corpo em relação ao espaço e das partes ou segmentos do corpo entre si, a fim de poder aprimorar o movimento e o domínio do corpo”. Concordo, em parte, com esse posicionamento nas aulas coreografadas como é o caso do step, danças entre outras, embora eu mesmo já tenha ministrado aula de step sem espelho na PETROBRAS e acabei formando um grupo de alunas (foto), na época todas com mais de 25 anos de idade para fazer apresentação. Todas desenvolveram bem a coordenação motora para fazer atividades coreografadas.

PUBLICIDADE

Outras atividades como a ginástica localizada o espelho pode ser necessário ou não, embora o modelo a ser copiado tenha que existir. No tempo da Calistênica ao ar livre, quando comecei a ministrar aulas de ginástica, não existia o espelho tendo que o professor ficar de frente para os alunos numa posição de destaque e nem por isso os alunos deixavam de executar os movimentos corretamente com a vantagem do professor estando de frente para os alunos poder melhor corrigi-los. Como existe hoje uma corrente querendo quebrar essa questão da estética ou pelo menos atender um público que não gosta de espelho, algumas academias já adotam tipos de aulas sem espelho e com razoável sucesso. Esse público começa a ser um nicho de mercado com anseios muito além da simples imagem refletida. Uma grande parcela da população não gosta do que vê. Essa foi a conclusão de parte de uma pesquisa coordenada pela psicanalista Maria Cristina Souza de Lúcia do hospital das clínicas da Universidade de São Paulo. Estão insatisfeitos com a própria imagem 57% dos homens e 80% das mulheres. A crueldade imposta pela sociedade do modelo de corpo magro com músculos aparentes sem gordurinhas aqui e ali pode constranger algumas pessoas que gostariam de participar de programas de ginástica, mas as comparações diante do espelho as afastam.

PUBLICIDADE

O narcisismo faz parte do ego das pessoas e se caracteriza pelo amor que temos a nós mesmos devendo ser incentivado na justa medida. Claro, não precisa também chegar ao extremo como na lenda de Narciso que se apaixonou pela sua imagem refletida na água do rio e morreu afogado vítima do que passou a ser chamado de narcisismo e modernamente transtorno disfórmico corporal. Trata-se de uma patologia psíquica das pessoas excessivamente preocupadas com a aparência chamada de vigorexia semelhante à anorexia nervosa que é mais conhecida. Nesse segundo caso, trata-se das pessoas nunca satisfeitas com sua magreza e as vigoréxicas são as nunca satisfeitas com seus músculos na busca obsessiva da perfeição. 

A Vigorexia, ou Síndrome de Adônis, é um transtorno emocional assim denominado pelo psiquiatra americano Harrison G. Pope da Faculdade de Medicina de Harvard, Massachusetts. Segundo Pope cerca de um milhão de norte-americanos entre os nove milhões adeptos à musculação podem estar acometidos pela patologia emocional. As duas, anorexia e vigorexia, são doenças ligadas ao narcisismo.

Cuidar do próprio corpo e seu embelezamento com equilíbrio é espantar a ansiedade e a depressão, doenças cujos índices aumentaram com a modernidade. 

Existem atividades como a hidroginástica que tradicionalmente não se usa espelho e por isso as pessoas não ficam fazendo comparações. Todo mundo faz direito os exercícios e o professor pode facilmente corrigi-los.

Nada tenho contra o espelho. O narcisismo, como citado, sem exageros faz muito bem ao ego e, por conseguinte à saúde mental. Ministrar aula de ginástica sem espelho como no passado não tem dificuldade nenhuma e cá entre nós. Algumas vezes são os próprios professores que se olham tanto e esquecem dos alunos. O espelho não deixa de ser um instrumento pedagógico eficiente e nunca mente. Do contrário já teria mentido na história da branca de neve.

Para Refletir: Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher? (Bertrand Russel).

Saiba mais:
Transtorno dismórfico corporal
Malhar com personal - Vantagens e possíveis desvantagens
Personal Trainer
Escalada, rapel, rafting, corrida de aventura - Aproveite o horário de verão
Três meses na academia - O desafio da barreira
Academia em casa não é tão simples assim
Erros mais comuns cometidos por quem frequenta academia
Malhar em academia - Vantagens e possíveis desvantagens
Academia - Porque as pessoas desistem
Ficar em forma sem frescura
Exercício irregular
Malhar não precisa complicar
Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC
Motivação para exercício físico


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


 

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Texto copyright © 2008 por Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 003529
lcmoraes@petrobras.com.br | lcmoraes@compuland.com.br  
Leia mais artigos sobre esporte e saúde no site Notícias do Corpo