
|
Provavelmente você já entrou no quarto e se esqueceu por que foi até lá.
Também já perdeu suas chaves ao menos algumas vezes. Muitas pessoas se preocupam com esses lapsos de memória. Elas temem que estejam com alguma condição séria como Alzheimer, uma doença cerebral irreversível.
Esquecimentos ocasionais são parte normal da vida, e ficam mais comuns à medida que envelhecemos. Na maioria dos casos esses esquecimentos não são causa de alarme, a menos que comecem a atrapalhar atividades cotidianas. Esquecimento de onde guardou a chave do carro é uma coisa; esquecer para que as chaves servem é outra bem diferente.
Durante os últimos anos, cientistas aprenderam muito sobre a memória e por que alguns problemas de esquecimento são sérios e outros não. Quando envelhecemos, mudanças ocorrem pelo corpo, incluindo o cérebro. Como resultado, você pode começar a notar que demora mais para aprender coisas novas. Provavelmente não conseguirá lembrar de informações tão bem quanto antes, ou pode confundir coisas. Esses lapsos de memória podem ser sinal de envelhecimento normal. Porém, se o aumento de esquecimentos começar a te preocupar, é uma boa ideia consultar um médico. Se existir problema médico, é melhor começar o tratamento cedo.
Causas para problemas de memória
Não importa a sua idade, várias causas podem estar por trás de problemas de memória. Esquecimentos podem ser decorrentes de
estresse, depressão, falta de sono ou problemas na tireóide. Outras causas incluem efeitos colaterais de alguns medicamentos, alimentação ruim e desidratação. Cuidar dessas causas pode ajudar a resolver seus problemas de memória.
Porém, para algumas pessoas idosas, episódios de perda de memória podem ser sinal de problema mais sério chamado demência. Duas das formas mais comuns de demência em idosos são
doença de Alzheimer e demência multi-infarto (ou demência vascular).
Doença de Alzheimer
Na doença de Alzheimer, a perda de memória começa lentamente e piora com o tempo. Pessoas com doença de Alzheimer têm dificuldade de pensar claramente. Elas acham difícil realizar atividades cotidianas, como fazer compras, dirigir, cozinhar o conversar. Medicamentos podem ajudar durante os estágios iniciais ou médios. Porém, à medida que a doença progride, os pacientes pode precisar de alguém para cuidar de suas necessidades em casa, como alimentação e banho.
Demência vascular
A demência vascular também causa sérios problemas de memória. Porém, diferente da doença de Alzheimer, os sinais da demência vascular podem aparecer subitamente. Isso porque a perda de memória e confusão são causadas por pequenos AVCs ou alterações no suprimento de sangue ao cérebro. AVCs posteriores podem piorar a situação. Controlar a
pressão alta pode diminuir as chances de ter essa doença.
Procure seu médico caso esteja preocupado que esteja com problemas de memória. Ele poderá ser capaz de diagnosticar o problema ou o encaminhar a um especialista em problemas de memória.
Saiba
mais:
Perda de memória - Causas, demência multi-infarto
Doença de Alzheimer - Sintomas
Demência e psicanálise
Como o estresse crônico afeta seu corpo e mente
Maconha - Efeitos sobre o cérebro e saúde
Tireóide - Hipotiroidismo e Hipertiroidismo
Chá verde ou preto pode melhorar a memória
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:
|
Créditos:
Tradução: copyright © 2016 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health
|