Esteatose hepática não-alcoólica - Tratamento
Atualmente não existem terapias específicas para esteatose hepática não-alcoólica. As recomendações mais importantes para tratamento de pessoas com esteatose hepática não-alcoólica são:
* Emagrecer caso esteja com sobrepeso ou obesidade.
* Seguir uma dieta saudável e balanceada.
* Aumentar a atividade física.
* Evitar o consumo de álcool.
* Evitar medicações desnecessárias.
Essas são recomendações padrão, mas podem fazer a diferença. Elas também ajudam para outras condições médicas, como doença cardíaca, diabetes e colesterol alto.
É muito importante tentar emagrecer até uma faixa de peso saudável. A perda de peso pode melhorar os testes de fígado em pacientes com esteatose hepática não-alcoólica e até reverter a doença até algum ponto.
Pessoas com esteatose hepática não-alcoólica freqüentemente têm outras condições médicas, como diabetes, pressão alta, ou colesterol elevado. Essas condições devem receber tratamento e ser adequadamente controladas. Ter esteatose hepática não-alcoólica não deve levar as pessoas a evitar o tratamento dessas outras condições médicas.
Tratamento experimental sob avaliação em pacientes com esteatose hepática não-alcoólica inclui antioxidantes como vitamina E, selênio e betaina. Esses antioxidantes agem reduzindo o estresse oxidativo que parece ser mais elevado no fígado de pacientes com esteatose hepática não-alcoólica. Ainda é desconhecido se essas substâncias de fato ajudam no tratamento da esteatose hepática não-alcoólica, mas resultados devem ficar disponíveis nos próximos anos.
|