O que é esteatose hepática não-alcoólica
A esteatose hepática não-alcoólica é uma doença do fígado comum e freqüentemente “silenciosa”. Ela parece com esteatose hepática alcoólica, porém ocorre em pessoas que consomem pouco álcool. A característica principal da esteatose hepática não-alcoólica é gordura no fígado com inflamação e dano a esse órgão.
A maioria das pessoas com esteatose hepática não-alcoólica sente-se bem e não está ciente que tem um problema no fígado. Porém, esteatose hepática não-alcoólica pode ser severa e ocasionar cirrose, onde o fígado fica permanentemente danificado e não é mais capaz de funcionar apropriadamente.
Esteatose hepática não-alcoólica afeta de 2 a 5% dos norte-americanos. Um adicional de 10 a 20% dos norte-americanos têm gordura no fígado, mas não inflamação ou dano, uma condição chamada “fígado gorduroso”. Embora ter gordura no fígado não seja normal, ela por si só provavelmente causa pouco dano.
Tanto a esteatose hepática não-alcoólica quanto o fígado gorduroso estão ficando mais comuns, possivelmente por causa do aumento da taxa de obesidade. A obesidade também pode contribuir para diabetes e colesterol alto, os quais podem posteriormente complicar a saúde de alguém com esteatose hepática não-alcoólica.
Diagnóstico da esteatose hepática não-alcoólica
A suspeita de esteatose hepática não-alcoólica aparece primeiro quando há elevações nos testes de sangue para o fígado, como alanina aminotransferase ou aspartate aminotransferase altos. Quando avaliações posteriores mostram que não há razão aparente para doença no fígado (como medicamentos, hepatite viral ou consumo excessivo de álcool) e imagens do fígado mostram gordura, então há suspeita de esteatose hepática não-alcoólica.
A única forma de diagnóstico provando esteatose hepática não-alcoólica e a separando de simples fígado gorduroso é uma biópsia do fígado. Na biópsia de fígado uma agulha é inserida pela pele para remover um pequeno pedaço do fígado. A esteatose hepática não-alcoólica é diagnosticada quando o exame do tecido mostra inflação e dano nas células. Se o tecido mostrar gordura sem inflamação ou dano, então o diagnóstico é de fígado gorduroso.
|