Mais saúde e diversão nas festas de fim de ano

Pessoas celebrando - NIH

A torta da vovó, panetone, tender, pernil e outros clássicos das festas de fim de ano podem ser uma parte divertida das celebrações. Porém, para se sentir melhor, você precisa comer com moderação e permanecer ativo fisicamente. Como podemos evitar as tentações quando comidas deliciosas com muitas calorias estão em abundância?

“Do halloween até o reveillon, sempre há decisões a tomar sobre as comidas”, diz Dra. Marci Gluck, psicóloga que estuda obesidade e hábitos alimentares. “Quando as celebrações se aproximam, é importante pensar antes e ter um plano”, diz Dra. Gluck.

Considere os objetivos para a sua saúde para a temporada das festas de fim de ano, seja evitar se empanturrar, permanecer ativo, confraternizar, reduzir o estresse ou prevenir ganho de peso. Você pode planejar reservar tempo para atividade físicas, cozinhar em casa ou ter um pouco de tranquilidade.

PUBLICIDADE

Dra. Gluck sugere que comece a adotar um pensamento flexível. “Muitas pessoas tem uma atitude de tudo ou nada: ou estão de dieta ou não estão de dieta”, ela diz. Esse pensamento “estar ou não” pode ocasionar mensagens negativas a si mesmo, ganho de peso, comer excessivamente ou dificultar pequenas indulgências. 

“Muitas pessoas simplesmente desistem do seu plano quando pensam que não o seguiram à risca”, diz Dra. Gluck. “Celebrações não precisam descarrilar seu estilo de vida. Você terá muitas oportunidades de seguir seu plano e permanecer saudável".

Procure oportunidades para fazer escolhas saudáveis e se sentir bem com elas. “Pequenas escolhas de fato podem trazer grandes mudanças”, diz Dra. Gluck. “Cada momento que você ingere algo ou escolhe para se exercitar se acumula com o tempo. Isso é importante para ganho ou perda de peso”.

Nas festas de fim de ano frequentemente nos deparamos com muitas opções de comidas por vários dias seguidos. Pode ser desafiador decidir o que comer e quando dizer não.

PUBLICIDADE

“Coma o que gosta, com moderação”, sugere a nutricionista Jody Engel. Considere escolher itens que são únicos dessa época, ao invés daqueles disponíveis o ano todo. Quando sentir desejo de se satisfazer com algo não muito saudável, Engel sugere experimentar outra coisa antes, como beber um copo d’água, comer um pedaço de fruta, ou subir alguns degraus de escada. Você também poderia caminhar ao redor da sua casa ou escritório por 5 minutos ou mais. Tais diversões podem ser suficientes para o ajudar a resistir às tentações pouco saudáveis.

Jody Engel também sugere que você vá devagar e realmente saboreie e aprecie sua comida. Comer mais devagar também dá ao seu corpo tempo para sinalizar ao cérebro quando estiver satisfeito, o que leva em torno de 20 minutos. Se você comer muito e rápido, facilmente poderá ingerir o dobro do que seu corpo precisa antes que seu cérebro receba a mensagem. 

Dra. Susanne Votruba, pesquisadora da obesidade e nutrição, diz que é uma boa ideia identificar e evitar “comidas-gatilho”, aquelas que o fazem comer mais do que o normal. Comer demais pode fazer a pessoa ficar empanturrada, com refluxo, indigestão e náusea.

“Algumas pessoas podem comer alimentos pouco saudáveis com moderação e ficar bem, ou ter ‘dias de trapaça’, quando se permitem comer o que quiserem por um dia e se manter na linha pelo resto da semana", diz Dra. Votruba. “Outras podem ter que evitar certas ‘comidas-gatilho’ completamente, o entrarão num espiral de padrão alimentar pouco saudável pelo resto da semana ou abandonar completamente seu plano”.

E o que fazer se cair em tentação? “Todo o dia é um novo dia, então se comeu demais, procure voltar à linha na próxima refeição ou no dia seguinte”, diz Dra. Votruba

Ainda que as comidas sejam uma parte importante das festas de fim de ano, lembre-se que há outros caminhos para permanecer saudável. “Não torne as celebrações somente ocasiões para comidas”, sugere Dra. Votruba. “A chave é não somente o que você come, mais o quanto se move também. Mesmo uma pequena dose extra de exercícios pode ajudar durante a época de festas de fim de ano”.

Planeje com antecedência como adicionar atividades físicas aos dias em que provavelmente ficará muito tempo sentado. Jody Engel sugere: “você deve fazer um esforço para incorporar exercícios nos dias em que provavelmente comerá muito”.

As festas de fim de ano também podem ter impacto emocional que influencia como algumas pessoas comem. Alegria, tristeza e estresse estão associados a comer demais durante as festas de fim de ano. 

Caso o estresse do fim de ano o faça comer demais, considere formas de reduzir o estresse e controlar as emoções. Isso pode incluir conversar com um amigo de confiança, praticar atividades físicas ou simplesmente sair para fora de casa.

Saiba mais:
Álcool e as festas de fim de ano
Treino depois de festas
Coma frequentemente! - Como comer para emagrecer
Como controlar o impulso de comer demais
Barriga de chopp ou de cerveja
Álcool e problemas de saúde
Ressaca ou Veisalgia - Remédios, causas, sintomas
Como tornar exercícios físicos um hábito para a sua saúde
Como o estresse crônico afeta seu corpo e mente
Emoções positivas e a sua saúde


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2016 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH – National Institutes of Health