O que é fibrilação atrial
A fibrilação atrial é o tipo mais comum de arritmia, a qual é um problema na freqüência ou ritmo do batimento cardíaco. Durante uma arritmia o coração pode bater muito forte, muito lentamente, ou em ritmo irregular.
Fibrilação atrial ocorre quando sinais elétricos rápidos e desorganizados fazem os átrios (duas câmaras superiores do coração) fribrilar. O termo “fibrilar” significa contrair muito rápido e irregularmente.
Na fibrilação atrial, sangue fica empoçado nos átrios e não é bombeado completamente para o ventrículos, as duas câmeras inferiores do coração. Como resultado, as câmeras superiores e inferiores do coração não funcionam em conjunto como deveriam.
Freqüentemente, pessoas com fibrilação atrial não sentem sintomas. Porém, mesmo quando não notada, fibrilação atrial podem elevar o risco de derrame. Em algumas pessoas, fibrilação atrial causa dor no peito ou insuficiência cardíaca, particularmente quando o ritmo cardíaco é muito rápido.
A maioria dos sintomas da fibrilação atrial é relacionada a quão velozmente o coração está batendo. Se medicamentos ou a idade diminuírem e freqüência cardíaca, os sintomas são minimizados.
Fibrilação atrial pode ocorrer raramente ou esporadicamente, ou
se tornar um ritmo cardíaco persistente ou permanente. Fibrilação atrial pode ser breve,
com sintomas que vâo e vêm, terminando por si mesmos. A fibrilação atrial também pode ser persistente e necessitar de tratamento. Algumas vezes a fibrilação atrial é permanente, e medicamentos ou outros tratamentos não conseguem restaurar o ritmo cardíaco normal.
Pessoas com fibrilação atrial pode ter vida normal e ativa. Para algumas pessoas, tratamento pode curar a fibrilação atrial e restaurar o ritmo cardíaco normal.
Para algumas pessoas que têm fibrilação atrial permanente, o tratamento pode controlar os sintomas e prevenir complicações. Tratamentos para fibrilação atrial incluem medicamentos, procedimentos médicos, e mudanças no estilo de
vida.
|