Tratamento da fibromialgia
A fibromialgia pode ser de difícil tratamento. É importante encontrar um médico familiarizado com o tratamento da fibromialgia, o qual pode ser um clínico geral ou reumatologista.
O tratamento da fibromialgia freqüentemente requer um trabalho de equipe com médico, fisioterapeuta e possivelmente outro profissional da saúde. O médico pode aconselhar o paciente sobre o melhor locar para realizar a fisioterapia.
Medicamentos para tratamento da fibromialgia
Existem apenas três medicamentos aprovados pela FDA (órgão norte-americano que regula medicamentos) para tratamento de fibromialgia: duloxetina, milnaciprano e pregabalina. A duloxetina foi originalmente desenvolvida para tratamento da depressão e ainda é
usada para essa finalidade. Milnaciprano é similar a um medicamento para tratamento
da depressão, porém é aprovado pela FDA somente para tratamento de fibromialgia. Pregabalina é um medicamento desenvolvido para tratamento de dor neuropática (dor crônica causada por
dano ao sistema nervoso).
Medicamentos analgésicos no tratamento da fibromialgia
Além dos medicamentos específicos para fibromialgia, analgésicos também podem ser usados no tratamento para alívio da
dor.
Tipo e potência dos analgésicos podem variar bastante, dependendo do caso, e devem ser prescrevidos pelo médico.
Benzodiazepínicos no tratamento da fibromialgia
Os benzodiazepínicos podem algumas vezes ser usados em pessoas com fibromialgia para relaxar músculos tensos e dolorosos, e estabilizar ondas cerebrais erráticas que podem interferir com o sono profundo. Benzodiazepínicos também podem aliviar os sintomas de síndrome das pernas inquietas, um transtorno neurológico que é mais comum em pessoas com fibromialgia. Por causa do seu potencial de criar dependência, os médicos geralmente prescrevem benzodiazepínicos somente a pacientes que não responderam às outras terapias com medicamentos e fisioterapia.
Outros medicamentos no tratamento da fibromialgia
Adicionalmente aos medicamentos já citados, o médico pode prescrever outros, dependendo dos sintomas específicos do paciente ou condições médicas relacionadas à fibromialgia.
Fisioterapia e terapia ocupacional no tratamento da fibromialgia
Pessoas com fibromialgia podem se beneficiar de uma combinação de fisioterapia e terapia ocupacional, ao aprender técnicas de administração da dor e a equilibrar apropriadamente descanso e atividade.
Saiba
mais:
Fibromialgia: Possíveis causas e tratamentos
Sobre a Fibromialgia - o que é, causas, tratamento
Fibromialgia - Sintomas e causas
Fibromialgia tem cura?
O que é artrose ou osteoartrite
Massagem
Massoterapia
Antiinflamatórios não-esteróides
Dipirona Sódica - Novalgina, Neosaldina, Buscopan Composto Dor crônica
Artrite e exercícios físicos
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|