Fibromialgia: Possíveis causas e tratamentos

Dor muscular - Couldihavelúpus.gov

Causa desconhecida, diagnóstico difícil e sem cura até o momento. Não é surpresa que pessoas com síndrome de fibromialgia podem ficar perplexas e isoladas. Na fibromialgia ocorre fadiga e dor persistente, que podem deixar a pessoa sentindo-se impotente. Pesquisadores estão trabalhando para entender o que é a fibromialgia e fazendo progresso no desenvolvimento de tratamentos para essa síndrome debilitante.

PUBLICIDADE

Fibromialgia é uma condição de dor crônica que pode ocorrer sozinha ou em conjunto com outros problemas médicos, como artrite. Adicionalmente à dor muscular e fadiga, fibromialgia também traz dores de cabeça, problemas de memória, falta de sono, intestino irritável, rigidez pela manhã, e torpor ou formigamento nos braços e pernas. A síndrome afeta até 1 em cada 50 norte-americanos, a maioria mulheres.

Possíveis causas da fibromialgia

Muitas pessoas associam seu caso de fibromialgia a algum evento estressante emocionalmente ou fisicamente, como um acidente. Alguns a conectam com lesões repetidas ou uma doença. Pessoas com doenças autoimunes são particularmente propensas a desenvolver fibromialgia. Alguns cientistas suspeitam de problema em como o cérebro e medula espinham processam a dor. Genes também podem estar envolvidos.

Diagnóstico

Algumas pessoas com fibromialgia passam por vários médicos antes de obter o diagnóstico. Não há teste padrão para a fibromialgia. Uma vez que muitas outras condições médicas podem ocasionar dor e fadiga, o médico deve primeiramente eliminar outras causas potenciais. O diagnóstico para fibromialgia é baseado em 2 critérios: histórico de dor difundida que dura mais de 3 meses; e presença no corpo de específicos pontos sensíveis para a dor. 

Tratamentos para fibromialgia

Fibromialgia pode durar muito tempo. Porém, vários medicamentos podem auxiliar no tratamento. Analgésicos podem ajudar. Antidepressivos elevam o nível de certos elementos químicos do cérebro que podem ajudar com a dor e fadiga. Uma classe de medicamentos chamada benzodiazepinas pode relaxar os músculos e melhorar o sono. Os médicos podem prescrever outros medicamentos para sintomas específicos.

PUBLICIDADE

Em um estudo patrocinado pelo NIH (National Institutes of Health), cientistas descobriram que um medicamentos chamado gabapentina, o qual é usado para certos tipos de convulsões, pode ser um tratamento efetivo para a dor e outros sintomas associados à fibromialgia. Lyrica (pregabalina), o qual é estruturalmente similar à gabapentina, foi mais recentemente aprovado pelo U.S. Food and Drug Administration como primeiro medicamento para tratamento da síndrome de fibromialgia. Lyrica reduz a dor e melhora as funções cotidianas em alguns pacientes com fibromialgia.

Fisioterapia também pode ajudar alguns pacientes com fibromialgia. Aprender técnicas de controle da dor também pode auxiliar. Alguns pacientes com fibromialgia têm sucesso com terapias alternativas e complementares, como massagem e acupuntura.

Os pesquisadores financiados pelo NIH continuam estudando a fibromialgia para desenvolver medicamentos e outras intervenções que poderão um dia melhorar o prognóstico para pessoas com essa síndrome.

Como pessoas com fibromialgia podem se sentir melhor

* Procure ter sono suficiente e de boa qualidade.

* Exercite-se. Pesquisas têm repetidamente mostrado que exercício físico regular é um dos tratamentos mais eficientes para fibromialgia.

* Faça ajustes no trabalho. Algumas pessoas com fibromialgia diminuem a quantidade de horas de trabalhando, mudam para uma função menos desgastante ou adaptam o trabalho que já fazem.

* Alimente-se bem. É importante ter uma alimentação saudável e balanceada. Não somente a nutrição apropriada dá mais energia, mas também o faz sentir-se melhor e ajuda a prevenir outros problemas de saúde.

Saiba mais:
Sobre a Fibromialgia - o que é, causas, tratamento
Fibromialgia - Sintomas e causas
Fibromialgia - Tratamento, fisioterapia, medicamentos
Fibromialgia tem cura?
Alongamento e fibromialgia
Dor crônica
Cansaço e fadiga
Artrite e exercícios físicos - Articulações e doenças reumáticas


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 201
7
por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health