Gagueira: o que causa essa perturbação da fala?

Gagueira - Cops.usdoj.gov

No filme “O Discurso do Rei”, que se passa na Inglaterra antes da II Guerra Mundial, o rei George VI tinha que dominar a gagueira que o afligia desde a infância e tornava as falas em público uma agonia. 

Com a ajuda de um fonoaudiólogo, o rei aprendeu como controlar sua gagueira o suficiente para conseguir fazer discursos. Porém, o rei nunca derrotou completamente sua gagueira. Embora ele conseguisse superar a repetição característica dos sons no começo das palavras, em filmes antigos você ainda pode vê-lo pausando, fazendo careta, e reunindo coragem para seguir o melhor que podia.

Mais de 50 anos depois, terapias para aqueles que gaguejam não são muito diferentes da do rei.
Muitos, como o rei George, buscam aprender maneiras de minimizar o impacto dessa perturbação da fala. As terapias envolvem aprender a falar mais lentamente, controlar a respiração, e gradualmente progredir de respostas de uma sílaba até palavras maiores e frases mais complexas.

PUBLICIDADE

A gagueira afeta mais de 60 milhões de pessoas no mundo. Aproximadamente 75-85% daqueles que sofrem gagueira na infância a superam quando tornam-se adultos. Porém, atualmente não há forma de saber quem interromperá gagueira. Meninos têm mais que o dobro de probabilidade de gaguejar do que as meninas. Essa diferença aumenta ainda mais na fase adulta, quando homens têm 3 a 4 vezes mais probabilidade de gaguejar do que as mulheres.

A gagueira tem sido reconhecida como uma perturbação da fala por milhares de anos. Sempre especulou-se sobre a sua causa. No época do rei George, acreditava-se que seria decorrente de um trauma emocional na infância ou ligação pouco saudável com um dos pais, geralmente a mãe. Hoje em dia algumas pessoas ainda pensam erradamente que a gagueira é causada por problemas sociais ou psicológicos, ou nervosismo e ansiedade.

PUBLICIDADE

Isso está começando a mudar por causa de uma recente descoberta por uma equipe de pesquisadores comandados por cientistas do National Institutes of Health (NIH). Eles identificaram alterações em 3 genes diferentes que parecem influenciar a gagueira. Os pesquisadores propuseram que parte do cérebro dedicada à fluência da fala pode ser sensível a problemas causados por defeitos nesses genes. Mais pesquisas podem fornecer novas descobertas sobre o que causa a gagueira. Eventualmente, esse trabalho pode sugerir formas de corrigir o problema.

Pesquisadores esperam que um dia a gagueira possa ser tratada como uma perturbação biológica com uma cura médica, e não como uma característica de fraqueza. Enquanto isso, se você ou seu filho gagueja, há uma variedade de tratamentos disponíveis. Converse com um fonoaudiólogo sobre as opções de tratamento. 

Saiba mais:
Gagueira - O que é, causas, tratamento
Como tratar e controlar a ansiedade
Distúrbios da ansiedade infantil
Depressão infantil
Transtorno de ansiedade generalizada
Ansiedade - Sintomas e tipos
Tratamento da ansiedade - Remédios e psicoterapia
Fobia Social e Fobias específicas com seus tipos
Timidez e Fobia Social
Desenvolvimento da auto-estima
Estresse e sua saúde
Transtornos de ansiedade - Tipos e tratamentos
Transtornos do espectro autista: conheça os sinais e sintomas


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2014, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: NIH - National Institutes of Health