Gagueira - O que é, causas, tratamento

Gagueira - Cops.usdoj.gov

O que é gagueira?

A gagueira é um transtorno da fala no qual sons, sílabas ou palavras são repetidas ou prolongadas. Essas perturbações da fala pode ser acompanhadas por comportamentos nervosos, como piscadas rápidas dos olhos ou tremor nos lábios. A gagueira pode tornar a comunicação com outras pessoas difícil, o que freqüentemente afeta a qualidade de vida da pessoa.

Os sintomas da gagueira podem variar significativamente ao longo do dia. Em geral, falar para um grupo de pessoas ou ao telefone pode fazer a pessoa gaguejar mais, enquanto cantar ou ler pode reduzir a gagueira temporariamente.

PUBLICIDADE

Quais são as causas da gagueira?

Embora o mecanismo preciso da gagueira não seja compreendido, há dois tipos mais mais comuns. No passado acreditava-se que um terceiro tipo, chamado gagueira psicogênica que pode ser causada por trauma emocional, englobava a maioria dos casos. Porém, hoje em dia, sabe-se que essa gagueira é rara.

Gagueira do desenvolvimento

Gagueira do desenvolvimento ocorre em crianças pequenas enquanto ainda estão aprendendo a falar. Essa é a forma mais comum de gagueira. Alguns médicos e cientistas acreditam que gagueira do desenvolvimento ocorre quando as habilidades de fala da criança não são capazes de atender suas necessidades verbais. 

Gagueira do desenvolvimento também parece ter influência genética. Em 2010 pesquisadores isolaram pela primeira vez três genes que causam gagueira.

PUBLICIDADE

Gagueira neurogênica

A gagueira neurogênica pode ocorrer depois de um AVC, trauma na cabeça ou outro tipo de lesão cerebral. Na gagueira neurogênica o cérebro tem dificuldade de coordenar os componentes envolvidos na fala em decorrência de problemas nos sinais entre o cérebro e nervos ou músculos.

Qual o tratamento para gagueira?

Embora atualmente não exista cura para a gagueira, há uma variedade de tratamentos disponíveis. A natureza do tratamento pode variar de acordo com a idade da pessoa, objetivos de comunicação, e outros fatores. 

Para crianças muito pequenas, o tratamento precoce pode prevenir que a gagueira do desenvolvimento se torne um problema para toda a vida. Certas estratégias podem ajudar a criança a aprender e melhorar sua fluência na fala enquanto desenvolve atitudes positivas em relação à comunicação.

Médicos geralmente recomendam que a criança seja avaliada se gaguejar por três a seis meses, exiba comportamentos nervosos associados à gagueira, ou tenha histórico familiar de transtornos da fala. Alguns pesquisadores recomendam que a criança seja avaliada a cada três meses para determinar se a gagueira está melhorando ou piorando. 

O tratamento freqüentemente envolve ensinar aos pais formas de apoiar o desenvolvimento da fala fluente da criança. Os pais podem ser encorajados a:

* Fornecer um ambiente relaxado em casa que permita muitas oportunidades para a criança falar. Isso inclui reservar tempo para conversar com seu filho, especialmente se ele estiver excitado e tiver muita coisa para falar.

* Não reagir negativamente quando a criança gaguejar. Ao invés, reagir com correções gentis e elogiar quando a criança falar com fluência.

* Ser menos exigente para a criança falar de certa maneira ou para outras pessoas, particularmente se ela tiver dificuldades durante períodos sob pressão.

* Falar um pouco mais lentamente e de maneira relaxada. Isso ajuda e reduzir a pressão que a criança pode estar sentindo.

* Escutar com atenção quando a criança falar e esperar até que ela diga a palavra que pretende. Não tentar completar as frases da criança.

* Ajudar a ensinar o filho que é possível se comunicar com sucesso mesmo quando ocorre gagueira.

* Conversar abertamente e honestamente com a criança sobre a gagueira se ela tocar no assunto. Fazer com que ela saiba que alguma confusão na fala pode ocorrer.

Terapia para gagueira

Muitas das terapias atuais para adolescente e adultos com gagueira focam em aprender formas de minimizar a gagueira, como falar mais devagar, controlar a respiração, e gradualmente progredir de respostas com poucas sílabas para palavras maiores e sentenças mais complexas. A maioria dessas terapias também ajuda a controlar a ansiedade que a pessoa que gagueja sente em certas situações quando tem que falar.

Saiba mais:
Gagueira: o que causa essa perturbação da fala?
Como tratar e controlar a ansiedade
Distúrbios da ansiedade infantil
Depressão infantil
Transtorno de ansiedade generalizada
Ansiedade - Sintomas e tipos
Tratamento da ansiedade - Remédios e psicoterapia
Lesão cerebral traumática - Trauma no cérebro
Fobia Social e Fobias específicas com seus tipos
Timidez e Fobia Social
Desenvolvimento da auto-estima
Síndrome do Pânico - Tratamento, Sintomas
Síndrome do Pânico
Ataque de pânico
Estresse e sua saúde
Stress
Você sabe lidar com o estresse?
Transtornos de ansiedade - Tipos e tratamentos
Transtornos do espectro autista: conheça os sinais e sintomas


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2013, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: NIDCD