Gastrite - Causas, diagnóstico, estresse, comidas apimentas e leite

Gastrite - NIH

O revestimento do seu estômago tem uma função importante. Ele fabrica ácidos e enzimas que ajudam a digerir os alimentos, de modo que você possa extrair os nutrientes que precisa. 

O revestimento estomacal também se protege dos danos provocado pelos ácido secretando muco. Porém, algumas vezes, o revestimento estomacal fica inflamado e começa a fabricar menos ácido, enzimas e muco. Esse tipo de inflamação é chamada gastrite, e pode causar problemas de longo prazo.

Algumas pessoas acham que têm gastrite quando sentem dor ou sensação de desconforto na parte superior do estômago. Porém, muitas outras condições podem causar esses sintomas. Gastrite algumas vezes pode ocasionar dor, náusea e vômito. Porém, frequentemente a gastrite não apresenta nenhum sintoma. Se não houver tratamento, alguns tipos de gastrite podem levar a úlceras (feridas no revestimento estomacal) ou até câncer de estômago.

PUBLICIDADE

Causas da gastrite

Costumava-se achar que gastrite e úlcera eram causadas por estresse e comidas apimentadas. Porém, pesquisas mostram que a bactéria chamada Helicobacter pylori é frequentemente a causa. Geralmente essa bactéria não causa sintomas. Nos EUA, de 20% a 50% da população pode estar infectada com H. pylori.

Em algumas pessoas, H. pylori quebra a camada interna protetiva do estômago e causa inflamação. A H. pylori pode se espalhar de pessoa para pessoa ou através de comida ou água contaminada. As infecções pode ser tratadas com antibióticos.

Um tipo de gastrite, chamada gastrite erosiva, desgasta o revestimento estomacal. A causa mais comum de gastrite erosiva é o uso a longo prazo de medicamentos chamados antiinflamatórios não-esteróides, os quais incluem aspirina e ibuprofeno. “Quando você para de tomar esses medicamentos, a gastrite geralmente desaparece”, diz Dr. David Graham, especialista em doenças digestivas no Baylor College of Medicine no Texas. Os médicos podem recomendar reduzir a dose ou trocar para outra classe de medicamento.

PUBLICIDADE

Causas menos comuns de gastrite incluem certos transtornos digestivos (como doença de Crohn) e doença autoimunes, nas quais as próprias células imunológicas do corpo atacam por engano células saudáveis no revestimento estomacal. 

Diagnóstico da gastrite

O diagnóstico da gastrite pode ser feito com um endoscópio, um tubo fino com uma câmera na extremidade, que é inserido através da boca ou nariz do paciente até o estômago. O médico examinará o revestimento do estômago e pode também remover algumas amostras de tecidos para teste. O tratamento dependerá do tipo de gastrite.

Estresse, comidas apimentadas e leite

Embora estresse e comidas apimentadas não causem gastrite e úlcera, podem piorar os sintomas. Leite pode proporcionar alívio breve, porém também eleva a quantidade de ácidos estomacais, o que pode agravar os sintomas. Seu médico pode recomendar antiácidos ou outros medicamentos para reduzir a quantidade de ácidos no estômago.

Consulte um gastroenterologista se estiver preocupado com dor ou desconforto no estômago. Esses sintomas podem ter muitas causas. Seu médico pode determinar o melhor curso de ação para você.

Saiba mais:
Gastrite - Causas, sintomas, diagnóstico e tratamento
H. Pylori e úlcera péptica
Dores abdominais e estomacais
Antiinflamatórios não-esteróides
Como o estresse crônico afeta seu corpo e mente
Estresse e sua saúde
Endoscopia
Indigestão - Dispepsia


PUBLICIDADE

Assine o nosso boletim e saiba quando forem publicados artigos
Seu e-mail aqui:

Oferecido por FeedBurner


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


comments powered by Disqus

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2015, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health