Enfrentar as dificuldades do dia-a-dia exige ordem e energia. O corpo humano precisa estar saudável para reagir às situações que causam grande desgaste físico e mental. Há uma parcela da população que não se preocupa com seu estado emocional ou físico, sem perceber que tal descuido pode comprometer sua saúde. É essencial a existência de práticas positivas com os cuidados em relação ao organismo, pois essa atitude afeta diretamente a Qualidade de Vida.
O termo Qualidade de Vida inclui diversos fatores. Diz respeito a como o indivíduo vive, sente e compreende seu cotidiano. Envolve portanto, saúde, educação, transporte, moradia, trabalho e participação nas decisões que lhes dizem respeito. Compreendem desse modo, situações extremamente variadas, como anos de escolaridade, atendimento digno em caso de doenças e acidentes, conforto e pontualidade nas diversas condições, alimentação suficiente e adequada, até mesmo, a posse de aparelhos eletrodomésticos.
Qualidade de Vida é uma expressão muito ampla que apresenta infinitas definições por variar de indivíduo para indivíduo, grupos sociais para grupos sociais, entre trabalhadores de diferentes funções, enfim, não existe unanimidade. A Qualidade de Vida pode ser melhorada através de várias maneiras: fisicamente, como exercitar e alimentar-se adequadamente; psicologicamente, como cuidar de si mesmo e, socialmente, interagindo com outras pessoas. Um fator importante que leva a resultados positivos para a qualidade de vida é a adoção de hábitos saudáveis.
A prática de atividades físicas é um desses hábitos que mais influenciam uma boa Qualidade de Vida. Nesse aspecto, existem várias modalidades que podem ser trabalhadas em diferentes situações; uma delas é a Ginástica Laboral.
Realizada no ambiente de trabalho, a Ginástica Laboral é um tipo de atividade física específica direcionada à musculatura mais requisitada durante as tarefas, preparando o organismo para o trabalho físico, promovendo a manutenção e normalização do tônus muscular e também compensando e relaxando qualquer esforço repetitivo.
Estudos puderam comprovar que os benefícios obtidos com a prática da Ginástica Laboral não são apenas físicos, como também psicológicos e sociais; sendo que, em todos estes aspectos estão diretamente relacionados com a Qualidade de Vida.
Neste sentido, o incentivo a realização da Ginástica Laboral como meio de auxílio aos trabalhadores deve ser sempre praticado por empresas e demais órgãos e instituições com enquadramento funcional.
|