Gorduras na alimentação: as saudáveis e as ruins

Gorduras Saudáveis - NIH

Algumas gorduras são mais saudáveis do que outras. Aprenda quais gorduras são ruins e quais são boas para a sua saúde, de modo que possa fazer melhores escolhas.

Precisamos de certa quantidade de gordura na alimentação para nos mantermos saudáveis. Gorduras fornecem energia na forma de calorias. Elas ajudam nosso corpo a absorver vitaminas importantes, chamadas lipossolúveis, incluindo vitaminas A, D e E. Gorduras também fazem os alimentos ficarem mais saborosos e nos ajudam a sentirmos saciados.

As gorduras são especialmente importantes para crianças e bebês, uma vez que contribuem para seu crescimento e desenvolvimento.

“Gorduras são a fonte de energia mais concentrada nos alimentos que comemos, e seu corpo precisa dessa energia”, diz a nutricionista Dra. Margaret McDowell. “Gorduras são verdadeiramente um nutriente essencial”.

PUBLICIDADE

Entretanto, os problemas aparecem quando comemos muita gordura. As gorduras têm mais que o dobro de calorias por grama do que proteínas e carboidratos como açúcar e  amido. É claro que calorias em excesso contribuem para ganho de peso e elevam e risco para diabetes, câncer e outras doenças.

Comer os tipos “errados” de gorduras pode causar outros problemas de saúde adicionais. “Algumas gorduras são melhores para nosso corpo do que outras”, diz Dra. McDowell. “Devemos procurar comer os tipos certos de gorduras”.

As gorduras insaturadas são consideradas “boas”. Elas algumas vezes são listadas como “monoinsaturadas” ou “poliinsaturadas” nos rótulos dos alimentos. Essas gorduras podem ser boas para a saúde se ingeridas na quantidade apropriada. Elas tendem a ser líquidas na temperatura ambiente, e podem ser encontradas em peixes, nozes e óleos vegetais como de canola, milho, girassol e azeite de oliva

As chamadas gorduras “ruins” são as saturadas e as trans. Elas tendem a ser sólidas na temperatura ambiente. Gorduras sólidas incluem manteiga, gorduras nas carnes, margarina, óleo de coco e azeite de dendê. São frequentemente encontradas em chocolates, bolos, comidas fritas e alimentos processados.

PUBLICIDADE

“Quando comemos muitas gorduras sólidas, colocamos nosso corpo sob risco. Essas gorduras tendem a elevar o colesterol total no sangue, assim como o colesterol LDL”, diz Dra. McDowell. “Ter esses níveis de colesterol muito altos é um fator de risco para doenças cardiovasculares.”

“Quando há muito colesterol no sangue, o excesso pode ficar preso e se acumular nas paredes das artérias”, acrescenta Dra. Catherine Loria, especialista em nutrição e saúde do coração. “O acúmulo pode se desenvolver em aterosclerose, a qual pode ocasionar doença das artérias coronárias”.

Especialistas dizem que o consumo total de gordura para adultos deve ser entre 20-35% das calorias ingeridas diariamente. Para crianças e adolescentes entre 4 e 18 anos, essa proporção deve ser entre 25-35%.

Especialistas também dizem que você deve ter menos de 10% das suas calorias de gorduras saturadas. Estudos têm mostrado que substituir as gorduras sólidas da sua alimentação por gorduras insaturadas têm impacto positivo. “Quando mantemos a ingestão total de gordura, mas substituímos as gorduras saturadas pelas insaturadas, isso diminui os níveis de colesterol total e principalmente do colesterol LDL, o que é uma coisa boa”, diz Dra. Loria. Para saber mais sobre o colesterol LDL, leia o artigo: LDL - Mau colesterol ou ruim.

Outro estudo descobriu que, em relação à perda de peso, a fonte das calorias – seja de gorduras, proteínas ou carboidratos – não é tão importante quanto a quantidade consumida. Porém, em relação aos fatores de risco para doenças cardiovasculares, substituir uma parte dos carboidratos por proteínas ou gorduras insaturadas pode melhorar bastante os níveis de colesterol no sangue. Em uma dieta especialmente elaborada para diminuir a pressão arterial, usando gorduras insaturadas no lugar de uma parte dos carboidratos, os níveis do bom colesterol HDL se elevaram e ocasionaram uma queda mais saudável na pressão. Para saber mais sobre o “bom” colesterol HDL, leia o artigo: HDL - Bom Colesterol.

Comer gorduras saudáveis e menos gordura total pode ser desafiador. “Uma forma de fazer isso é escolher mais carnes magras, como frango sem pele. Coma mais frutas, verduras, legumes e grãos integrais”, diz Dra. Gallivan.

Quando preparar suas refeições, tente usar ingredientes com menos gorduras. “Iogurte e leite com redução de gorduras contêm as proteínas e minerais encontrados nas versões comuns, porém com menos gorduras saturadas e colesterol”, diz Dra. McDowell. “Procure cozer, grelhar ou assar os alimentos ao invés de fritar”.

Saiba mais:
Gorduras e nossa saúde
Gorduras - ômega-3, ômega-6, colesterol, gordura trans, mono-insaturada, saturada
Gorduras Saturadas
Gorduras, Saúde & Performance
Gordura trans
Gordura para corredores
Alimentação e Coração Saudável
Aterosclerose - O que é, doenças, fatores de risco
Doença das artérias coronárias
Por que controlar seu colesterol?


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2015 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health