O que a pessoa deve fazer se tiver sintomas da gripe suína
Os sintomas na nova gripe suína, ou influenza A (H1N1), são similares aos da gripe sazonal comum, e incluem: febre, tosse, garganta dolorida, nariz entupido ou escorrendo, dores musculares, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Um número significativo de pessoas que foram infectados com o vírus A (H1N1) da gripe suína também relatou diarréia e vômito.
Os grupos de maior risco de complicações decorrentes da gripe suína ainda não estão confirmados, mas acredita-se que sejam os mesmos da gripe sazonal comum: pessoas acima de 65 anos, crianças com menos de 5 anos, mulheres grávidas,
pessoas com imunodepressão e as com doenças crônicas (como asma, diabetes ou doença cardíaca).
Pessoas com sintomas de gripe suína devem evitar contato com outros
Se você apresenta sintomas da gripe suína pode ficar doente por uma semana ou mais. Você deve permanecer em casa e evitar o quanto possível contato com outras pessoas, incluindo não viajar ou ir ao trabalho ou escola, até 24 horas após a febre acabar sem uso de remédios para abaixar a temperatura. Deve-se procurar não sair de casa a não ser para atendimento médico. Caso saia de casa para atendimento médico, procure usar máscara facial e cobrir com tecido boca e nariz quando tossir ou espirrar.
Pessoas infectadas com o vírus influenza A (H1N1) podem transmitir a gripe suína desde 1 dia antes do aparecimento dos sintoma até 7 dias após. Crianças podem permanecer mais tempo podendo transmitir a gripe.
Tratamento para pessoas com gripe suína seriamente doentes
Espera-se que a maioria das pessoas se recupere da gripe suína sem precisar de cuidados médicos. Se você estiver muito doente, ou está em grupo de alto risco de complicações, procure atendimento médico. O médico determinará se você precisará de tratamento ou exames.
Medicamentos antivirais podem ser dados para tratar aqueles seriamente doentes com gripe suína. Esses medicamentos antivirais são remédios sob prescrição médica com atividade
contra vírus influenza, incluindo o da gripe suína. Atualmente, o remédio antiviral utilizado no Brasil contra a gripe suína é o Tamiflu ® (oseltamivir). O Tamiflu ® funciona melhor quando administrado até 2 dias depois da pessoa ficar doente, mas pode ser dado após isso se a doença for grave ou a pessoa tiver alto risco de complicações.
Protegendo a sim mesmo, sua família e a comunidade da gripe suína
Algumas providências para proteger a sim mesmo, sua família e a comunidade da gripe suína:
* Mantenha-se informado.
* Cubra seu nariz e boca com tecido quando tossir ou espirrar. Jogue o tecido no lixo depois de
usá-lo.
* Lave as mãos freqüentemente com sabão líquido e água, especialmente depois de tossir ou espirrar.
* Evite tocar os olhos, nariz e boca.
* Evite contato próximo com pessoas com sintomas da gripe suína.
* Se estiver doente e compartilhar espaço com outras pessoas, procure usar máscara facial.
|
|