O que é a gripe suína
A gripe suína é uma doença respiratória do porco causada pelo vírus influenza tipo A. Como todos os vírus
influenza, o da gripe suína muda constantemente. Quando vírus da gripe de outras espécies infectam porcos, eles pode trocar genes e novos vírus podem emergir como combinação de vírus humanos, suínos e/ou aviários.
Humanos podem contrair a gripe suína?
A gripe suína normalmente não infecta humanos. Porém, infecções em humanos com a gripe suína têm ocorrido. Mais comumente os casos de gripe suína em humanos ocorrem em pessoas com exposição direta a porcos. Adicionalmente, foram documentados casos de pessoas transmitindo a gripe suína a outras pessoas.
Qual a freqüência de gripe suína em humanos
Antes do grande número de casos em 2009 de gripe suína no México, EUA e Canadá, o Centro de Controle de Doenças Norte-Americano recebia relatos de aproximadamente um caso de infecção a cada dois anos.
Sintomas da gripe suína
O esperado é que os sintomas da gripe suína em humanos sejam similares ao da gripe humana, e incluam: febre, letargia, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com gripe suína também relataram nariz escorrendo, dor na garganta, náusea, vômito e diarréia.
Pode-se contrair gripe suína comendo porcos?
Não. A gripe suína não é transmitida por alimentos.
Transmissão da gripe suína
A gripe suína pode ser diretamente transmitida de porcos às pessoas e de pessoas a porcos. Também pode ocorrer transmissão de uma pessoa para a outra. A infecção da gripe suína em humanos tem maior probabilidade de ocorrer quando a pessoa está em contato próximo com porcos infectados. Acredita-se transmissão de uma pessoa para a outra ocorra da mesma forma que as gripes sazonais humanas, onde a principal via é através da tosse ou espirro de pessoa infectada. Muitas pessoas podem ser infectadas ao tocar algo com o vírus e então encostar
a mão na boca ou nariz.
Diagnóstico da gripe suína
Para diagnosticar a gripe suína pelo virus influenza A, geralmente é preciso coletar um espécime para teste laboratorial dentro de 4 a 5 dias de doença, quando a pessoa infectada tem maior probabilidade e espalhar o vírus.
Tratamento com remédios para a gripe suína
Existem medicamentos antivirais para tratamento da gripe. Ainda que a maioria dos vírus da gripe suína sejam susceptíveis a esses medicamentos, os mais recentes tem mostrado resistência a alguns deles.
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|