O que é a síndrome de Guillain-Barré
A síndrome de Guillain-Barré é uma desordem na qual o sistema imunológico do corpo ataca parte do sistema nervoso periférico. Os primeiros sintomas dessa desordem incluem graus variados de fraqueza ou sensações de
formigamento ns pernas. Em muitos casos a fraqueza e sensações anormais se espalham para os braços e parte superior do corpo.
Esses sintomas podem crescer em intensidade até
um ponto em que certos músculos não possam ser usados e o paciente fica quase totalmente paralisado. Nesses casos a síndrome de Guillain-Barré é um emergência médica com ameaça à vida, potencialmente interferindo com a respiração e, algumas vezes, com a
pressão sanguínea e freqüência cardíaca.
Em tal situação o paciente é freqüentemente colocado sob respirador
para auxiliar na respiração, e observado de perto para problemas como batimento cardíaco anormal, infecções,
coágulos sanguíneos e
pressão alta ou
baixa. Porém, a maioria dos pacientes se recupera de até os casos mais severos, embora alguns continuem a ter certo grau de fraqueza.
A síndrome de Guillain-Barré pode afetar qualquer um. Ele pode aparecer em qualquer idade e ambos os sexos têm a mesma chance de desenvolver síndrome de Guillain-Barré. Entretanto, a síndrome de Guillain-Barré é rara, afetando 1 pessoa em cada 100 mil. Geralmente a síndrome de Guillain-Barré ocorre alguns dias
ou semanas depois que o paciente tiver sintomas de infecção viral respiratória ou gastrointestinal. Ocasionalmente, cirurgia ou vacinação pode engatilhar a síndrome de Guillain-Barré.
Depois das primeiras manifestações clínicas da síndrome, os sintomas podem progredir no curso de horas, dias ou semanas.
Causas da síndrome de Guillain-Barré
Ninguém sabe porque a síndrome de Guillain-Barré, que não é contagiosa, afeta algumas pessoas e não outras. E ninguém
sabe também exatamente o que desencadeia a doença. A Guillain-Barré é chamada de síndrome e não de doença porque não é claro qual agente específico de doença está envolvido. Síndrome é uma condição médica caracterizada por uma coleção de sintomas e sinais.
Tratamento para a síndrome de Guillain-Barré
Não há cura conhecida para a síndrome de Guillain-Barré. Porém, existem tratamentos que podem diminuir a severidade da síndrome e acelerar a recuperação na maioria dos pacientes. Também há várias formas de tratar complicações da síndrome de Guillain-Barré. Atualmente, troca de plasma e terapia de altas doses de imunoglobulina são os tratamentos usados.
Saiba
mais:
Doenças autoimunes - O que são, sintomas, causa, lista, tratamento
Parestesia e formigamento - Diagnóstico, causas e tratamento
Lúpus e gravidez
Lúpus - Tratamento
Esclerose lateral amiotrófica
Esclerose Múltipla - Atriz Cláudia Rodrigues e médica Soraya Hissa de Carvalho
Esclerose múltipla - O que é, sintomas, tratamento
Esclerose múltipla
Lúpus - Causas, sintomas, diagnóstico
Zika - O que é, problemas de saúde, como prevenir
|