Beber água é o principio fundamental para qualquer pessoa que deseja ter uma pele macia, e saudável. Uma pele bem hidratada tem mais luminosidade, resiste ao sol, à poluição, assim como a todos os outros tipos de agressões diárias que podem deixá-la ressecada e sem vida. Além de todos os cuidados que devemos ter, seja no uso do filtro solar, cremes, gel, maquiagens, ou hidratantes, a água não pode ser deixada de lado.
A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do nosso corpo: ajuda no controle da temperatura corporal, e na perda de peso; combate a acne, celulite, e estrias; filtra as toxinas, melhorando o funcionamento dos rins; além de ajudar na digestão, absorção e transporte de nutrientes. Do mesmo modo, os sais minerais existentes na água como Cálcio, Sódio, Potássio, Magnésio, e Flúor trazem excelentes benefícios para a nossa saúde. Segundo a Dermatologista Izilda Peres Penteado, da Biobella Cosméticos, o hábito de beber água deve ser conservado desde criança, já que uma pele desidratada é sinônimo de pele doente: “Ao envelhecer, a pessoa perde o centro da sede, e a vontade de beber água. Então nós temos que nos vigiar, primeiramente, pra que a gente beba, no mínimo, uns dois copos de água por dia”, diz.
A água que hidrata a pele provém das camadas inferiores do órgão como epiderme e derme, ou seja, a água hidrata toda a pele, e evapora da superfície para a atmosfera. Quando a água deixa a pele, esta se torna vulnerável. Daí a importância de mantê-la sempre hidratada, já que a pele não absorve água num simples banho. É preciso utilizar um agente externo para manter a água nas células, e os melhores agentes para isso são os hidratantes. Para a Doutora Izilda, a pele perde muito sem a utilização do produto: “Um bom hidratante, além de manter a água na nossa pele, não só deixa a pele bonita, como também ajuda a combater o envelhecimento à medida que a gente perde mais água”, explica.
O hidratante deve ser usado de acordo com cada tipo de pele, dependendo da necessidade de cada um. Existem pessoas que transpiram muito quando passam hidratante, assim como outras que tem a pele oleosa, que não podem utilizá-lo. Nesses casos, vale à pena testar produtos a base de gel: “Hoje o gel também é um ativo eficiente pra hidratar os tipos de pele mista e oleosa, assim como pessoas que transpiram em demasia, pois contém substâncias a base de CMC, ou seja Carboxi Metil Celulose, que é uma espécie de álcool com a celulose, que faz uma barreira fina na pele, evitando que haja a perda da água na pele em pessoas que tem tendência a transpirar, e a ficar com a pele mais suja”, esclarece.
Por isso, assim como a hidratação, a higienização também é de extrema importância nos cuidados com a pele. Desta forma, a pele oleosa e mista deve ser lavada, no mínimo, três vezes ao dia. Já a normal e seca deve ser lavada, pelo menos, duas vezes. A escolha do sabonete também deve ser levada em conta, assim como a temperatura da água que não deve ser nem muito quente, nem muito fria, estando sempre adequada a temperatura do corpo.
A Doutora Izilda aconselha ainda que as peles mista e oleosa devem sempre utilizar produtos, ou sabonetes em gel, ou líquido, e a base de substancias mais adstringentes, como no caso dos cítricos, da Própolis, e da Hamamelis, que ajudam a retirar a oleosidade e deixam a pele mais limpa. Já as peles normal, seca, ou sensível também devem fazer uso dos sabonetes em gel, por serem mais hidratantes, assim como o uso dos produtos naturais, como os óleos essenciais de Abacate, Rosa Mosqueta, Calêndulas, Mel, Aloe Vera, ou Algas Marinhas, que também vão limpar bem a pele, e ajudar na hidratação.
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|
|