Quais são as causas da hidrocefalia
As causas da hidrocefalia ainda não são bem compreendidas. Hidrocefalia pode resultar de anomalias genéticas herdadas (como defeito genético que cause estenose aquedutal) ou desordens desenvolvidas (como aquelas associadas com
defeitos do tubo neural incluindo encefalocele e
espinha bífida).
Outras causas possíveis incluem complicações de
nascimento prematuro como hemorragia intraventricular, doenças como
meningite, tumores, trauma na cabeça, ou hemorragia subaracnóide, os quais bloqueiam a saída do fluido cerebrosepinhal dos ventrículos para as cisternas ou eliminam a passagem para dentro das cisternas.
Sintomas da hidrocefalia
O sintomas da hidrocefalia variam com a idade, progressão da doença, e diferenças individuais com relação à tolerância a essa condição médica. Por exemplo, a capacidade de um bebê compensar a elevação da pressão do fluido cerebroespinhal e alargamento dos ventrículos difere da do adulto. O crânio do bebê pode expandir para acomodar o acúmulo de fluido cerebroespinhal porque as suturas ainda não estão fechadas.
Sintomas da hidrocefalia
em crianças pequenas
Na infância, o sintoma mais evidente de hidrocefalia é freqüentemente o rápido aumento na circunferência da cabeça ou um tamanho anormalmente grande da cabeça. Outros sintomas podem incluir
vômito, falta de
sono, irritabilidade, desvio dos olhos para baixo, e convulsões.
Sintomas da hidrocefalia
em crianças mais velhas e adultos
Crianças mais velhas e adultos pode experimentar sintomas diferentes porque o crânio não pode expandir para acomodar o acúmulo de fluido cerebroespinhal. Os sintomas podem incluir dor de cabeça seguida de vômito, náusea, papiledema (inchaço do disco ótico), visão turva ou dupla, desvio dos olhos para baixo, letargia, sonolência, irritabilidade, perda de memória, problemas de equilíbrio, falta de coordenação, incontinência urinária e distúrbios no modo de andar.
Sintomas da hidrocefalia
de pressão normal
Os
sintomas de hidrocefalia de pressão normal incluem problemas para andar, incontinência urinária, dificuldades mentais progressivas e demência. Uma pessoa com esse tipo de hidrocefalia pode ter movimentos lentos ou pode reclamar que os pés parecem grudados. Uma vez que alguns dos sintomas também pode estar presentes em outras desordens como
doença de
Alzheimer, de
Parkinson e de Creutzfeldt-Jakob, a hidrocefalia de pressão normal é freqüentemente diagnosticada incorretamente e não tratada apropriadamente.
Os sintomas descritos são os mais típicos, mas é importante lembrar que eles podem variar significativamente de pessoa para pessoa.
Saiba
mais:
Hidrocefalia - tipos, congênita em crianças, adquirida em adultos, de pressão normal
Hidrocefalia - Tratamento e diagnóstico
Hidrocefalia
Defeitos do tubo neural - Espinha bífida e anencefalia
Espinha bífida oculta, meningocele e mielomeningocele
Doença de Parkinson: Entendendo uma condição complicada
Doença de Alzheimer - O que é esse mal
Doença de Alzheimer - Sintomas
Doença de Alzheimer - Causas
Doença de Alzheimer - Diagnóstico
Doença de Alzheimer - Tratamento e medicamentos
Torcicolo
- Dor no pescoço
Doença meningocócica e meningite - Sintomas, transmissão e tratamento
Encefalite e Meningite Paralisia cerebral
Doença de Alzheimer e fisioterapia
Ômega 3 pode prevenir mal de Alzheimer
Doença de Parkinson - O que é esse mal, sintomas tratamento
|