Como é o diagnóstico da hidrocefalia
O diagnóstico da hidrocefalia é feito através de avaliação neurológica clínica,
uso de técnicas de imagens craniais --- como ultra-sonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética --- ou por técnica de monitoramento da pressão. O médico seleciona o instrumento apropriado de diagnóstico baseado na idade do paciente, apresentação clínica, e presença de anormalidades do cérebro e cordão espinhal.
Tratamento para hidrocefalia
O tratamento para hidrocefalia é freqüentemente realizado através da colocação cirúrgica de um sistema de desvio. Esse sistema desvia o fluxo de fluido cerebroespinhal para outra área do corpo onde pode ser absorvido como parte do sistema circulatório normal. O desvio é um tubo plástico flexível, mas forte. O sistema consiste do desvio, um
catéter e uma válvula.
Um número limitado de pessoas pode ter tratamento com um procedimento alternativo chamado terceira ventriculostomia. Nesse procedimento, um neuroendoscópio --- pequena câmera que usa tecnologia de fibra ótica para visualizar áreas cirúrgicas pequenas e de difícil acesso --- permite ao médico ver a superfície ventricular. Então, um instrumento faz um pequeno buraco no terceiro ventrículo, o que permite que o fluido cerebroespinhal passe a obstrução e flua até o local de reabsorção ao redor da superfície do cérebro.
Prognóstico para pessoas com hidrocefalia
O prognóstico para pessoas com hidrocefalia é difícil de prever, embora haja alguma correlação entre a causa específica e
o resultado do tratamento.
Prognóstico é ainda mais complicado por causa da presença de desordens associadas, demora no diagnóstico e sucesso do tratamento. O grau de alívio da pressão do fluido cerebroespinhal depois da cirurgia pode minimizar ou reverter danos ao cérebro não totalmente compreendidos.
Pessoas afetadas e
seus familiares devem estar cientes que a hidrocefalia representa risco tanto para o desenvolvimento cognitivo quanto físico. Porém, crianças diagnosticadas com hidrocefalia podem se beneficiar de terapias de reabilitação como fisioterapia e intervenções educacionais possibilitando que tenham vida normal com poucas limitações. O tratamento por equipe interdisciplinar de médicos, especialistas em reabilitação e educadores é crítico para o sucesso. Se não for tratada, hidrocefalia progressiva pode ser fatal.
Os sintomas da hidrocefalia de pressão normal geralmente pioram com o tempo se não houver tratamento, embora algumas pessoas possam experimentar melhoras temporárias. Ainda que o sucesso do tratamento varie de pessoa para pessoa, alguns pacientes se recuperam quase completamente e têm boa qualidade de vida. Diagnóstico e tratamento precoces melhoram as chances de boa recuperação.
|