Imagem Corporal
Desordens alimentares: bulimia, anorexia e compulsão alimentar

Anorexia - womensheath.gov

Imagem corporal

Todos os dias somos bombardeados com mensagens que dizem que nossos corpos não são bons o suficiente. Revistas, televisão, filmes e comerciais estão constantemente nos vendendo imagens irreais de garotas e mulheres que deveríamos imitar. Vamos jogar fora essas mensagens e falar sobre a realidade.

Muitas de vocês passam por fases nas quais sentem-se muito gordas, ou as vezes muito magras. Boa alimentação e exercício físico - e não dietas - são as melhores formas de manter um peso saudável. Porém, algumas vezes, as pessoas podem ficar obcecadas como a gordura corporal e em emagrecer. Isso pode ser um sinal de estresse ou depressão, e pode transformar-se em desordem alimentar. 

PUBLICIDADE

Aqui estão algumas definições de desordens alimentares que podem ajudar a determinar se você, ou alguém que conheça, precisa de ajuda:

  • Anorexia pode ser fatal e geralmente começa com a garota tentando emagrecer através de uma dieta restritiva. Por último, ela acaba comendo muito pouco, mesmo que esteja magra, e tem um medo intenso da gordura corporal e de ganhar peso. Garotas com anorexia sofrem muitos efeitos colaterais sérios: o cabelo começa a cair, o período menstrual fica mais lento ou é interrompido, pode começar a nascer pelos de má aparência e, em caso extremos, ser fatal. 

  • Bulimia afeta mais garotas do que a anorexia. Pessoas com bulimia irão livrar-se do que acabaram de comer ao vomitar ou tomar laxantes ou diuréticos, e têm medo da gordura corporal, ainda que seu peso possa ser normal. Muitas garotas com bulimia irão ter compulsão - comer uma grande quantidade de comida num curto período de tempo, geralmente sozinhas - antes de vomitarem ou tomarem laxantes. Efeitos colaterais incluem sangramento na boca, doença na gengiva, queda de dentes, desidratação, desequilíbrio dos elementos químicos do corpo, subnutrição e problemas nos rins.

    PUBLICIDADE

  • Compulsão alimentar significa comer grandes quantidades de comidas em um curto período de tempo, geralmente sozinha, sem ser capaz de parar. Garotas com a desordem de compulsão alimentar não tentam se livrar do alimento que comeram, mas podem sentir nojo de si mesmas ou ficarem deprimidas e muito culpadas depois de comerem exageradamente.

  • Super-exercitar é quando alguém sente-se compelido a realizar exercícios físicos com uma forma de queimar as calorias dos alimentos que acabaram de comer. Pessoas com bulimia ou anorexia podem super-exercitar. Garotas que super-exercitam acima da quantidade de atividade física que é saudável podem se recusar a perder nem sequer uma sessão de exercícios.

Desordens alimentares são doenças sérias que precisam ser tratadas. Caso ache que você, ou alguém que conheça, tenha uma desordem alimentar, procure ajuda.

Saiba mais:
Anorexia
Bulimia 
Comedores compulsivos
Tratamento da bulimia e anorexia - Perguntas e respostas
Compulsão alimentar na bulimia nervosa
Ortorexia nervosa
Compulsão alimentar
Transtornos alimentares
Alimentação das modelos
Transtorno Dismórfico Corporal - Anorexia, Drunkorexia, Bulimia, Vigorexia
Anorexia Alcoólica ou Drunkorexia
Anorexia e bulimia - Perguntas e respostas
Transtornos alimentares - Quando comer vai aos extremos


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
4girls Health web site - The National Women's Health Information Center
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes

VoltarVoltar a mulher corredora

© 1999-2018 Helio A. F. Fontes
Utilização de material original do site
Copacabana Runners - Atletismo e Maratonas