O que é insuficiência hepática
A insuficiência hepática é a incapacidade do fígado desempenhar normalmente as suas funções. Há duas formas reconhecidas de insuficiência hepática: crônica e aguda.
O que é insuficiência hepática crônica
A insuficiência hepática crônica geralmente ocorre no contexto de cirrose, a qual pode ser decorrente de muitas causas como ingestão demasiada de álcool, hepatite B ou C, e problemas auto-imunes, hereditários ou metabólicos.
O que é insuficiência hepática aguda
Na insuficiência hepática aguda há o desenvolvimento de encefalopatia (confusão, estupor e coma) e diminuição da produção de proteínas (como albumina e proteínas coagulantes do sangue) dentro do período de quatro semanas após o aparecimento dos primeiros sintomas
de problema no fígado (como icterícia). Insuficiência hepática hiperaguda é considerada presente se o intervalo for de 7 dias ou menos, enquanto insuficiência hepática subaguda é classificada quando o intervalo é de 5-12 semanas.
Causas da insuficiência hepática aguda
As causas mais comuns para insuficiência hepática aguda são overdose de paracetamol, reação à medicação, consumo excessivo de álcool, hepatite viral e fígado gorduroso agudo na gravidez.
Tratamento da insuficiência hepática aguda
O tratamento da insuficiência hepática aguda envolve hospitalização. Freqüentemente o paciente é levado à UTI. O tratamento para restabelecer o paciente visa remover a causa por trás da insuficiência hepática aguda, como intoxicação por paracetamol. Tratamento de apoio ocorre com nutrição adequada, otimização do equilíbrio de fluidos, ventilação mecânica e monitoração da pressão intracrancial.
Ainda que muitas pessoas com insuficiência hepática aguda se recuperem com tratamento de apoio, transplante de fígado é muitas vezes necessário.
|