Suplemento jack3d pode ter matado corredora na Maratona de Londres

Jack 3d

O jornal britânico The Guardian na edição do dia 30 de janeiro publicou reportagem dizendo que o suplemento Jack3d influenciou na morte da corredora Claire Squires, durante a Maratona de Londres de 2012. Além do periódico internacional a notícia que chocou o mundo da corrida também foi divulgada pelo jornalista e corredor Rodolfo Lucena em seu blog sobre a causa da morte de Squires.

De acordo com o The Guardian, a inglesa ingeriu uma dose simples do suplemento durante a maratona, o suficiente para ocasionar parada cardíaca e a morte.

PUBLICIDADE

Quatro meses depois o suplemento Jack3d, vasodilatador responsável pelo aumento do fluxo sanguíneo, foi banido pela agência sanitária do país. O motivo foi atribuído à substância 1,3- dimetilaminamina (DMAA), um tipo de anfetamina estimulante que pode causar paradas cardíacas e acidentes vasculares cerebrais, oferecendo risco muito alto à saúde.

Eis a questão. Taí uma notícia que corrobora a minha opinião que insistentemente repito aqui. Suplementos devem ser prescritos por profissional de saúde qualificado para tal. Assim mesmo o usuário deve conferir se o produto prescrito é registrado na Agência de Vigilância Sanitária de seu país. Suplementos sem registro usados sem nenhum critério pode MATAR como parece ter sido a causa morte da corredora que tinha a intenção de correr a maratona abaixo das quatro horas recorrendo ao suplemento.

Já disse isso aqui várias vezes e continuo a insistir. Como o próprio nome diz suplemento é para suplementar a alimentação de um atleta quando essa alimentação não dá conta de recuperar a energia do treinamento. Só deve ser usado por praticantes de esportes de alto rendimento ou quem faça atividade física de alta intensidade por mais de uma hora e várias vezes por semana. Mesmo assim somente se um nutricionista detectar a necessidade através de avaliação nutricional comparada com o gasto calórico das atividades.

PUBLICIDADE

Para quem não é atleta de elite ou profissional do esporte que vive disso os melhores suplementos se compra na feira e no açougue. Alguém tem dúvida disso?

Praticantes das mais variadas atividades físicas entre eles a corrida e principalmente a musculação vivem à procura de uma fórmula mágica que faça deles um super-herói fazendo deles uma presa fácil dos que vendem os mais variados produtos, muitos deles não registrados na Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA). No site da Cooperativa do Fitness (CDOF) onde sou um dos consultores só no ano passado respondi a mais de 10 perguntas com o mesmo teor. Interessante que o marketing da maioria segue o mesmo padrão de sempre da indústria da enganação. “Nova Fórmula milagrosa comprovada cientificamente sendo usado por milhares de americanos”. Fala sério! Onde estão publicadas essas pesquisas? Que médicos ou pesquisadores assinaram e/ou participaram? Não existe resposta.

No caso o suplemento Jack3d vem ganhando adeptos entre os freqüentadores da musculação por conter o estimulante DMAA há muito condenado pelas agências antidoping. Sedação, euforia, amnésia, indiferença e má avaliação do perigo, confusão mental, hipotermia (diminuição da temperatura corporal), dependência, aumento da agressividade, anemia, alucinações são alguns dos efeitos colaterais e está escrito no rótulo. A corredora Squires tomou o suplemento visando vasodilatação da rede cardiovascular esperando melhora no rendimento esportivo e como o suplemento é proibido em vários estados do Reino Unido, segundo seu namorado declarou ao jornal ela comprou num desses serviços do submundo digital. Perdeu a vida e ninguém “paga o pato” por isso. Repito o que já disse em outras matérias. Infelizmente tudo acontece porque os fabricantes encontram terreno fértil por causa da desinformação dos usuários. Os suplementos são indicados livremente por leigos e até profissionais não habilitados.

Mais uma vez deixo claro que não sou contra os suplementos. Em tese eles são desenvolvidos com finalidades específicas para atletas de alto rendimento podendo ser usados por amadores caso a caso e devem ser prescritos por profissionais de saúde qualificados. A vida vale mais que uma simples indicação de um colega de malhação. A mim soa como burrice dedicar horas e horas de árduo treinamento e morrer por causa de um suplemento. Aí dou razão ao sedentário que se arrisca muito menos. Morre de infarto, mas pelo menos não se mata de treinar.

Saiba mais:
Suplementos Alimentares - Quem tem mania joga dinheiro no lixo e prejudica a saúde
Whey Protein - Benefícios
Dieta das Proteínas ou da Proteína

Alimentos para praticantes de Atividade Física
Barras Energéticas
Suplementos de creatina para performance atlética e sua segurança
Creatina - Como tomar, massa muscular, faz mal?
Efeitos dos anabolizantes
Tipos de anabolizantes
Esteróides anabolizantes - Deca durabolin ou nandrolona
Nandrolona - Deca-Durabolin
Doping e testes anti-doping
Creatinina
Suplementos alimentares podem ajudar o corredor?
Suplementos Alimentares - O que é suplemento alimentar
Suplementos Herbais - Segurança ao tomar Suplemento Herbal
Suplementos Protéicos X BCAA
Suplementos para Bodybuilding - Suplemento para musculação
Suplementos a base de aminoácidos e qualidade dos cabelos
Pirâmide alimentar - Dieta saudável equilibrada e balanceada
Reserva de glicogênio muscular para a maratona?
Proteínas e Aminoácidos - Proteína vegetal x Proteína animal na dieta
Tabela de gasto calórico

Cartas para essa coluna:
Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 3529 - E-mail: lcmoraes@compuland.com.br

Para Refletir: Ninguém sabe quando a admiração pelo próprio corpo vira uma doença. Até certo ponto se caracteriza num narcisismo saudável. O bom senso ainda é o melhor termômetro. (Moraes 2013).

Sobre a Ética: A verdadeira ética é avaliada sobre as atitudes que cada indivíduo tem quando ninguém está olhando. (Moraes 2013).


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Texto copyright © 2013 por Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 003529
lcmoraes@petrobras.com.br | lcmoraes@compuland.com.br  
Leia mais artigos sobre esporte e saúde no site Notícias do Corpo