A planta Kava Kava (Piper methysticum ) é nativa de ilhas no sul do oceano Pacífico e faz parte da família das pimentas. Kava Kava tem sido usada como bebida cerimonial no sul do Pacífico por séculos.
Uso da Kava Kava como planta medicinal na fitoterapia
A Kava Kava tem sido usada para ajudar as pessoas a dormir, combater a fadiga, e no tratamento de asma e infecções no trato urinário. Kava Kava tem tido uso tópico como analgésico local. Hoje em dia a Kava Kava é principalmente usada para ansiedade, insônia e sintomas da menopausa.
Como a Kava Kava é usada
A raiz e caule abaixo do solo da Kava Kava são usados para preparar bebidas, extratos, cápsulas, tabletes e soluções tópicas.
O que a ciência diz sobre a Kava Kava
Embora estudos científicos forneçam alguma evidência que a Kava Kava possa ser benéfica para o controle de ansiedade, o FDA (órgão norte-americano que regula medicamentos) publicou um alerta sobre o uso de suplementos de Kava Kava por sua relação com danos graves ao fígado. No Brasil, desde 2002, a Kava Kava tem tarja vermelha com a frase "venda sob prescrição médica". A Kava Kava não tem efeito terapêuticos provados para outras condições além da ansiedade.
Efeitos colaterais e cuidados no uso da Kava Kava
Existem relatos de que a Kava Kava causou danos ao fígado, incluindo hepatite e insuficiência hepática (a qual pode ser fatal). Kava Kava tem sido associada com vários casos de distonia, que são espasmos musculares ou movimentos musculares involuntários. Kava Kava pode interagir com remédios usados para tratar doença de Parkinson.
O uso a longo prazo ou em altas doses de Kava Kava pode resultar em pele amarelada escamosa. Deve-se evitar dirigir ou operar máquinas pesadas ao tomar Kava Kava pois há relatos dela provocar sonolência. A Kava Kava só deve ser usada sob orientação médica.
|